PENEIRA FINA – 01.02.24

Casos de dengue em investigação explodem no primeiro mês do ano

Dados da Secretaria de Saúde de Catanduva apontam que 233 pessoas aguardam o resultado do exame para saber se estão ou estiveram com dengue após apresentarem os sintomas em janeiro deste ano. Na comparação com o mesmo período de 2023 e 2022, a quantidade faz acender o alerta das autoridades em saúde, pois, nos anos anteriores, janeiro terminou foi encerrado sem casos de dengue sendo investigados em Catanduva. Com isso, as positivações para a doença podem saltar e fazer com que esse janeiro tenha o maior número de casos dos últimos tempos. Até o momento, Catanduva tem 37 confirmações de dengue neste ano. No mesmo período do ano passado, eram 39 e, em 2022, 40. Porém, a quantidade de notificações também é maior, 330, 181 e 112, respectivamente em 2024, 2023 e 2022. O ano de 2024, segundo estimativa do Ministério da Saúde, deve registrar mais de 1,9 milhão de casos de dengue no Brasil.

Quatro candidatos

Deu resultado imediato a divulgação feita por esta coluna sobre o credenciamento de instrutores de cursos de jogos eletrônicos, aberto pela Prefeitura de Catanduva, em seu novo projeto de qualificação profissional. Tão logo a notícia caiu nas redes sociais, quatro candidatos apareceram. Foram os quatro primeiros, já que, na semana passada, nenhuma inscrição tinha sido feita. Outros que ainda queiram podem buscar informações pelo telefone 17 3531-9150.

Ciesp

Além de agendar palestra para o próximo dia 8 alusiva à Lei de Liberdade Econômica, o Ciesp Noroeste Paulista divulgou manifestação de apoio ao Plano Mais Produção (P+P), lançado pelo Governo Federal, por entender que ele vai ao encontro das necessidades das indústrias. “Trata-se de um passo importante para o desenvolvimento de um parque fabril forte, visando ao crescimento sustentado”, diz o Ciesp.

Denúncias

A Secretaria Municipal de Cultura e a Comissão de Organização, Análise e Acompanhamento dos Editais de Chamamento Público nº 06/2023 e 07/2023, referentes à Lei Paulo Gustavo, decidiram suspender os procedimentos até que sejam apuradas denúncias. O comunicado foi veiculado no Diário Oficial desta quarta-feira, 31, sem mais detalhes.

Fechando o mês

Profissionais que atuam na UBS Dr. José Barrionuevo, da Vila Soto, em parceria com o NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família, realizaram roda de conversa com pacientes seguida por dinâmica em grupo no início desta semana. A iniciativa fez parte da campanha Janeiro Branco, que tem como foco a conscientização sobre a importância da saúde mental.

Para gestores

O IBGE está com inscrições abertas até 16 de fevereiro para o curso “Políticas públicas na era digital: dominando os dados do IBGE”. A atividade tem os gestores públicos como alvo e será oferecida no formato virtual a partir de 18 de março. A compreensão e análise dos dados produzidos pelo instituto é essencial para a tomada das melhores decisões na gestão pública.

Embarque

Ao todo, 19 estudantes das Escolas Técnicas (Etec) e Faculdades de Tecnologia (Fatec) estaduais da região de Araçatuba e São José do Rio Preto embarcam entre os dias 2 e 4 de fevereiro para o Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza (CPS). Duas delas são de Catanduva: Mariely Batael Fanelli, 20, e Yasmin Barbosa Barata, 23. Durante um mês, os jovens irão cursar inglês ou espanhol e terão a oportunidade de conhecer a cultura do país onde estarão, a partir de visitas aos principais pontos turísticos. Os destinos são Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda e Argentina.

Salário mínimo

A partir desta quinta-feira, dia 1º de fevereiro, os trabalhadores começam a receber o salário mínimo oficial de R$ 1.412. O dinheiro, referente à folha de janeiro, é 6,97% maior que o salário de R$ 1.320, que vigorou de maio a dezembro de 2023.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.