PENEIRA FINA – 01.02.23

Governo municipal silencia sobre falhas do transporte escolar

Já se passaram mais de 24 horas desde que ônibus escolares deixaram alunos aguardando no ponto, no primeiro dia de aula na rede municipal de ensino de Catanduva. Até o momento, porém, o prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB) e sua equipe não se pronunciaram a respeito do problema, que, inclusive, é alvo de um requerimento protocolado na Câmara Municipal pelo vereador César Patrick (Republicanos), cobrando explicações a respeito da falha no serviço, que, segundo denúncias recebidas pelo parlamentar, teria afetado diversas famílias na cidade.

Celular quebrado

O governo de Padre Osvaldo também não se pronunciou acerca da polêmica ocorrida na garagem dos ônibus terceirizados, entre os vereadores Maurício Gouvea (PSDB) e Alan Automóveis (PP) e um homem que, supostamente, seria o proprietário da empresa de transporte e esbofeteou o celular com o qual o parlamentar fazia uma live nas redes sociais.

Sorria e acene

Em vez de comentar sobre esses temas negativos, Padre Osvaldo optou por focar em imagens positivas para sua gestão. Anteontem pela manhã, acompanhado da secretária municipal de Educação, Cláudia Cosmo, ele esteve em uma escola e fez alguns cliques ao lado de crianças devidamente uniformizadas. Além de passar nas unidades de ensino, ele bem que poderia ter percorrido os pontos onde as crianças foram esquecidas pelos ônibus escolares. Mas fica para uma próxima oportunidade.

Encontro de Casais

Sempre que pode, Padre Osvaldo encontra um jeito de retornar às origens de religioso, especialmente aos fins de semana e no horário noturno, quando celebra missas, batizados e casamentos. Anteontem à noite, ele participou de um encontro de casais promovido pela Comunidade Águas Profundas.

Não curtiu

A deputada estadual eleita Beth Sahão (PT) não curtiu nem um pouco a escolha feita pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para presidir o conselho de governo no estado: ninguém menos que Paulo Guedes, o “Posto Ipiranga” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A parlamentar fez duras críticas ao economista, acusando-o de ter levado o Brasil de volta ao mapa da fome e chegando até a usar a palavra “gênio” - dessa forma, entre aspas – para se referir com ironia ao ex-manda-chuva da economia brasileira.

Buracos e mato

Buracos, mato alto e outros problemas envolvendo zeladoria continuam a dominar o ranking das principais solicitações feitas por vereadores em Catanduva. Na semana passada, por exemplo, Taise Braz (PT) apresentou requerimentos solicitando reparo no asfalto de sete vias na cidade. Os problemas no trânsito não se restringem ao pavimento danificado. A falta de sinalização nas lombadas e lombo-faixas é outra questão que tem prejudicado e colocado em risco os motoristas. Gordo do Restaurante (PSDB) precisou fazer pedido para que a prefeitura fizesse a pintura da estrutura instalada em um trecho movimentado da rua XV de Novembro, no Conjunto Euclides. De acordo com o documento protocolado pelo vereador, as queixas eram inúmeras. Nesse caso, a solicitação do vereador acabou sendo atendida.

Tarifa social

Autor do projeto da lei que busca garantir às famílias que aderiram ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis) o direito à tarifa social de água, Marquinhos Ferreira (PT) comemorou a publicação do decreto de Padre Osvaldo, que flexibiliza e expande o acesso ao benefício. Pela nova norma em vigor, poderá usufruir da tarifa social as pessoas que apresentarem consumo mensal de até 25 mil litros e que não possuírem débitos inferiores a 12 meses junto à Superintendência de Água e Esgoto (Saec). A regra anterior excluía qualquer devedor, independentemente de quando o débito foi registrado. E limitava a 20 metros cúbicos o total que uma família poderia consumir ao mês.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.