Parabéns Para Ela

Ela nasceu em meados de 1879, proposta como ciência no final do século XIX. No Brasil, ela teve início em 1911 no Instituto de Educação do Laboratório para Cursos de Psicologia Geral e Clínica, e desde então ela se desdobra para entender o ser humano como um todo, suas angústias, medos, incertezas, dores, inseguranças, vicissitudes, dificuldades, incompreensões. Trata-se da ciência que se dedica a compreender e estudar tudo que está relacionado com o ser humano, responsável por aprofundar este campo da ciência.

Quem faz psicoterapia sabe o quanto ela traz benefícios quando se está passando por um momento de insatisfação, ou com dificuldade para lidar com sua dinâmica pessoal, conjugal, familiar, assim como necessidade de aprofundar seu autoconhecimento e para melhorar sua saúde mental. Não é algo que beneficia somente quando tem um problema específico, mas que ajuda a organizar questões inerentes à condição humana.

A palavra psicologia vem do grego psyque que significa mente, e logos que significa conhecimento ou estudo, e suas origens remontam à Grécia antiga, entre 400 e 500 anos a.C. com grandes pensadores como Sócrates, Platão, Aristóteles. Durante o século XVII o filósofo René Descartes introduziu a ideia do dualismo onde ele afirmou que a mente e o corpo eram duas entidades que interagiam para formar a experiência humana.

A clínica, a psicologia do desenvolvimento, forense, organizacional, social, são algumas de tantas áreas que se desdobram para oferecer ao indivíduo que sofre um meio para ele adentrar questões que o angustiam na tentativa de acessar seu sofrimento a partir do conhecimento de si próprio.

O que todas as abordagens da clínica têm em comum é o desejo constante de entender o funcionamento do ser humano e sobretudo o incansável empenho para ajudar o paciente que sofre. O que elas diferem é com relação ao referencial teórico que utilizam para fazer isto, e dependendo da abordagem que o psicólogo trabalha, esta será capaz de atender todas as demandas.

A psicologia compreende o compromisso com seu paciente a partir de seu próprio tratamento, estudo e trabalho, estando a partir de então em condições apropriadas para exercer seu ofício.

Dia 27 de agosto a psicologia faz anos, parabéns para ela.

Música “Misty” com Ella Fitzgerald

Autor

Claudia Zogheib
Psicóloga clínica, psicanalista, especialista pela USP, atende presencialmente e online. Redes sociais e sites: @claudiazogheib, @augurihumanamente, @cinemaeartenodivã, www.claudiazogheib.com.br e www.augurihumanamente.com.br | Foto: Renato F. de Araujo @renatorock1 ©