PARA TODOS OS GOSTOS E BOLSOS

Já falamos sobre esse tema, mas a grandiosidade e engenhosidade do estelionato que ilustra a capa desta edição nos leva a voltar ao assunto: há golpes para todos os gostos e bolsos, então todos precisamos ficar atentos.

É difícil compreender o que faz com que tantos fazendeiros, empresários, tenham acreditado em uma desconhecida que ligou de tão longe, por telefone, sem imagem de vídeo ou contato pessoal, e se dizia ser a primeira-dama de Goiás.

Não dá pra falar que são tempos difíceis, de pouca comunicação, como outrora. Ao contrário: hoje temos todas as chances e oportunidades à mão para confirmar se o que estava sendo dito era real. Quais argumentos foram usados? Qual tipo de convencimento a investigada lançou mão para alcançar seu objetivo? Que tipo de conversa ou lábia pode levar tantas pessoas a pagaram mais caro por um produto, acreditando estar fazendo ação beneficente, envolvendo o poder público?

A realidade é que o mundo do crime segue arquitetanto artimanhas das mais bem elaboradas, em que desponta grande variedade de abordagens – há o golpe do motoboy, do cartão, do pix, do whatsapp, das ofertas do instagram, enfim... uma infinidade de ideias que parecem surgir de mentes doentias.

Talvez as investigações policiais e os depoimentos do inquérito possam revelar a destreza da acusada com as palavras. Talvez a repercussão da notícia faça com que as pessoas fiquem mais atentas ao atenderem o telefone. Ou, infelizmente, talvez não. 

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.