Os vários lugares de Padre Albino

Logo após o falecimento de Monsenhor Albino, em 1973, várias foram as manifestações de homenagem que surgiram para não se esquecer daquele que tanto fez por Catanduva, considerado um dos homens mais importantes de nossa história local.

Dentre as variadas ideias, surgiu a iniciativa de se construir uma estátua em sua homenagem, o que muito agradou a população da época.

Em 1975, tendo em mente esse objetivo, foi criada uma comissão responsável para angariar fundos para a construção de tal estátua. Essa comissão era assim composta: Presidente, Pedro Nechar; Vice-Presidente, Comendador Antonio Stocco; 1º Secretário, Walner Pelizzon; 2º Secretário, Padre Synval Januário; 1º Tesoureiro, Padre Sylvio Fernando Ferreira; 2º Tesoureiro, David Barreto; Membros: Altino Rossi, Waldemar Barato, Dr. Luís Olavo de Carvalho, José Carlos Marino, Aurélio Zancaner e Floriano Lima.

Para realizar tal feito, foi contratado o Sr. Renato Brunello, italiano, muito competente em seu trabalho e residente na cidade de São Paulo, o qual ficaria encarregado de fazer a tal obra prima.

Recebido o convite, Brunello esteve na cidade e realizou um estudo minucioso de como seria a estátua em bronze, combinando o preço de Cr$ 400.000,00.

A única condição do escultor, que foi contrário à opinião geral, era que ele só faria a estátua de Padre Albino na posição sentada, pois, de acordo com ele, se fizesse em pé, de longe ficaria parecendo apenas uma coluna e não traria o efeito esperado.

Com a condição aceita, Brunello começou o trabalho, porém, as arrecadações feitas na cidade não estavam dando os frutos necessários, e diante disso, outras estratégias de arrecadação passaram a ser realizadas pela comissão, como listas para particulares, lista no comércio, indústria, cidades vizinhas, sorteios de carros e televisores.

Inauguração

Após toda a movimentação para possibilitar a construção da estátua, começaram os questionamentos a respeito do local onde seria instalada.

Num primeiro momento, pensaram em colocar a estátua no meio da praça, bem defronte à Igreja Matriz de São Domingos, mas houve objeção, e decidiram que a estátua seria instalada na mesma praça, porém próxima a esquina das ruas Brasil e Minas Gerais, o que também trouxe descontentamento entre alguns.

Com o local decidido, a inauguração se deu no dia 25 de janeiro de 1977, às 11h30 da manhã, o que também incomodou algumas pessoas, devido ao calor e o sol do horário escolhido.

Ao lado da estátua, foi-se colocada uma placa, com dizeres do Dr. Lenício Pacheco Ferreira, com os seguintes dizeres: “À inesquecível memória de Padre Albino Alves da Cunha e Silva, natural de Codeçoso, Conselho de Celorico de Basto, Província do Minho, Portugal, vindo para Catanduva aos 28 de abril de 1918, aqui falecendo em 19 de setembro de 1973, e onde, com fé inabalável e perseverante labor, deixou monumental obra de benemerência: Igreja de São Domingos, Hospital Padre Albino, Lar dos Velhos, Colégio Nossa Senhora do Calvário, Casa da

Criança Sinharinha Netto, Lar Ortega-Josué, Faculdade de Medicina, Faculdade de Administração de Empresas, Escola Superior de Educação Física e Desportos, Colégio Comercial – a merecida homenagem de Catanduva e região. 25/01/1977”.

Mudanças

Colocada inicialmente quase na esquina das ruas Brasil e Minas Gerais, ao lado de onde por muito tempo existiu uma banca de revistas, a estátua foi colocada sobre um suporte baixo, o que possibilitava o contato com as pessoas, inclusive crianças que sentavam ao lado de Padre Albino.

Passado algum tempo, ainda no mesmo local, a estátua recebeu um suporte mais alto, pois muitas pessoas ficavam “empoleiradas” sob a estátua, algumas vezes até desrespeitando a memória de Padre Albino, o que desagradava algumas pessoas. Com a estátua no alto, evitava-se o contato das pessoas com a obra.

Em 08 de agosto de 1988, dia do padroeiro de Catanduva, São Domingos de Gusmão, a Praça Monsenhor Albino passou por uma grande remodelação, durante a administração do prefeito José Alfredo Luiz Jorge, e a estátua, juntamente com a placa, mudou-se novamente de lugar, agora colocada ao lado da porta principal da Igreja Matriz de São Domingos, ainda em local elevado. Com o passar do tempo, a placa foi retirada e não se sabe onde foi colocada, ficando por anos a estátua solitária ao lado da igreja.

Anos atrás, durante a administração do prefeito Afonso Macchione Neto, novamente a Praça Monsenhor Albino passou por grande remodelação, trazendo modernidade e graça para um dos lugares mais observados de Catanduva.

Nessa remodelação, mais uma vez a estátua foi tirada de onde se encontrava, e colocada sob novos bancos, ficando de frente a Igreja Matriz de São Domingos, uma das obras de Padre Albino. A solenidade de inauguração ocorreu no dia 07 de maio de 2011.

A colocação da estátua nesse banco trouxe descontentamento para grande parte da população, inclusive para alguns padres.

Por estar localizada em uma parte baixa, é comum ver grupos de jovens fazendo bagunça ao lado da estátua, onde, inclusive, chegaram a pintar as unhas da imagem, além de sentarem no colo e tirarem foto colocando latas de cerveja na mão de Padre Albino.

Outro ponto que muita gente não prestou a atenção é que o banco antigo que Padre Albino ficava sentado fazia parte da obra, inclusive em seu protótipo tinha o desenho do banco e estava na medida da estátua.

Com a última mudança, colocaram Padre Albino sentado em banco que não condiz com a altura das pernas da estátua, já que seus pés não tocam o chão, ficam pendurados, com uma distância de 04 centímetros do solo.

Fontes:

- Informativo mensal da Comunidade Paroquial de São Domingos (Ano 6, Nº 64, de novembro de 1975.

- Boletim Só 10, Ano VI, Nº 68, de agosto de 2011.

Fotos:

O primeiro local de instalação da estátua de Padre Albino, se deu na Praça Monsenhor Albino, nas proximidades das ruas Brasil com Minas Gerais. De início, estava colocada sobre um banco baixo e era comum as pessoas sentarem ao lado do padre, como mostra essa foto de outubro de 1978, com o Sr. Arthur Francisco Baptista

Protótipo da estátua de Padre Albino, feito em gesso, de autoria do escultor Sr. Renato Brunello. A única exigência do artista, é que a estátua fosse feita em posição sentada. Notem que o banco fazia parte da obra

Em 08 de agosto de 1988, a estátua de Padre Albino foi instalada ao lado da porta principal da Igreja Matriz de São Domingos, após a praça ter passado por uma grande remodelação. Nota-se, nesta foto, a placa em frente a estátua, que desapareceu tempos depois

Atualmente, a estátua de Padre Albino está localizada em um banco da Praça Monsenhor Albino, defronte da Igreja Matriz de São Domingos, e ao seu lado encontra-se uma placa de identificação

Autor

Thiago Baccanelli
Professor de História e colunista de O Regional.