Os três antigos povoados

Quando falamos nos tempos iniciais de nosso povoado, é muito comum acharmos, de maneira errada, que Vila Adolpho correspondia a toda a região que futuramente daria origem ao município de Catanduva, o que de fato não é verdade.

Deixando de lado a questão da fundação, sabemos, por enquanto, que os primeiros povoados constituídos em Catanduva teriam sido bairro o São Francisco e o Higienópolis, que pertenciam à cidade de Jaboticabal. Eram pontos considerados menos alagados, já que a área onde hoje se encontra o Rio São Domingos era totalmente pantanosa.

São Francisco

Em 1886, nossa região não possuía nenhum rancho e nem um morador para abrilhantar a localidade, até que chegou o Sr. Joaquim Alves Figueiredo, respeitável chefe de benquista família e que muitos de seus descendentes ainda residem na cidade de Catanduva.

Em terrenos onde hoje está localizado o bairro São Francisco, construiu a primeira casa para que lhe servisse de residência. Em 1889, chegam, para lhe fazer companhia, o Sr. José Lourenço de Figueiredo e, em 1892, o popular Minguta.

Foi o Sr. José Lourenço de Figueiredo o responsável pela instalação da primeira casa comercial em nossa localidade e Joaquim Alves de Figueiredo foi a pessoa que construiu a primeira casa de tijolos, ainda em 1886, no bairro São Francisco.

Casas de pau-a-pique ou de taipa, cobertas de sapé abrigavam os primeiros moradores, os considerados desbravadores que vieram em busca de riqueza numa região onde o cerrado predominava.

A pobreza era uma constante no cotidiano dos pioneiros e o que era produzido aqui, normalmente, era trocado por comida, trazida pelos mascates em lombos de animais.

Com o final da Primeira Guerra Mundial, veio para a região grande quantidade de imigrantes, como italianos, espanhóis, portugueses, japoneses e árabes, que muito colaboraram para a construção do município.

A região do bairro do São Francisco pertencia ao município de Jaboticabal.

Vila Consola

Outro bairro muito antigo da cidade de Catanduva foi o Higienópolis, que, mesmo nos tempos de Vila Adolpho, era conhecido como Vila Consola, em homenagem a senhora Consola Celli, esposa do responsável pelo loteamento, Sr. Pedro Celli.

Pedro Celli residiu por muitos anos em uma casa na esquina da Rua Rio Grande do Sul com a Goiás e foi ele o responsável pela doação, ao distrito, do terreno onde foi construído a Praça da Independência e o do pátio e da Estação da Estrada de Ferro, este último em troca do direito de explorar o botequim que ali foi instalado.

O antigo loteamento compreendia o espaço entre as ruas São Paulo e Mato Grosso e Santa Catarina e Espírito Santo, e era uma área repleta de coqueiros.

O Higienópolis, que também já fora conhecido como Vila Consola, foi chamado de Catanduva, mesmo antes da criação e instalação do município, termo que muita gente acredita ter surgido apenas com a criação do município, através da Lei Nº 1.564, de 14 de novembro de 1917.

Como exemplo disso, podemos citar a instalação da Estrada de Ferro, no ano de 1910, época em que não tínhamos sido elevados à categoria de município, e a lei que determina a instalação da Estrada de Ferro na localidade, diz que ela deveria ser instalada em Catanduva.

Daí, podemos concluir que a região do Higienópolis, por estar localizada do lado esquerdo da margem do Rio São Domingos, também era conhecido pelo nome de Catanduva e, juntamente com o São Francisco, pertencia à cidade de Jaboticabal.

Vila Adolpho

Através disso, já podemos ir desenhando a estrutura do povoado antigo de nossa região, composto de três aglomerações: São Francisco e Higienópolis, localizados às margens direita do Rio São Francisco, pertencentes ao município de Jaboticabal.

Por outro lado, a região que se encontrava do lado esquerdo das margens do Rio São Domingos, onde hoje temos o centro da cidade, pertenciam à cidade de São José do Rio Preto.

Essa região já tinha sido chamada de Cerradinho e São Domingos do Cerradinho e através do Decreto Legislativo Nº 1.188, de 16 de dezembro de 1909 foi criado o distrito de paz de Vila Adolpho, pertencente à cidade de São José do Rio Preto e que homenageava, em sua nomenclatura, o prefeito rio-pretense da época, coronel Adolpho Guimarães Corrêa.

De acordo com o jornal A Cidade, de 02 de março de 1931, em seu artigo “Um pouco da história de Catanduva”, este traz que “permaneceu a povoação quase em estado de marasmo, não só devido às poucas habitações existentes, dificuldades de comunicações e transportes, como também a maleita que grassava com caráter permanente e epidêmico”.

Catanduva

O município de Catanduva foi criado pela Lei Nº 1.564, de 14 de novembro de 1917 e teve sua instalação realizada no Clube Sete de Setembro, prédio que se localizava na esquina das ruas Paraíba com Brasil, em 14 de abril de 1918.

Concluímos que Catanduva resultou da reunião dos seus três antigos povoados: São Francisco, Higienópolis (Catanduva), que pertenciam à Jaboticabal, e Vila Adolpho, este pertencente à cidade de São José do Rio Preto.

Esses três pequenos povoados se unificaram, formando uma única aglomeração urbana, a partir da criação e instalação do município.

Fonte de Pesquisa:

- Jornal A Cidade, de 05 de outubro de 1930.

- Jornal A Cidade, de 02 de março de 1931.

- Material pesquisado o acervo do Centro Cultural e Histórico Padre Albino.

Fotos:

Foto datada de 1925 mostrando a família do Sr. Pedro Celli, doador do terreno onde hoje existe a Praça Independência, no Higienópolis

Foto tirada da torre da Igreja Matriz de São Domingos no ano de 1925 e mostra a esquina das Ruas Minas Gerais e Brasil. Do outro lado da cidade vemos algumas casas da Vila Consola, hoje conhecido como Higienópolis

A região localizada do lado esquerdo do Rio São Domingos ficou conhecida, através do Decreto Legislativo Nº 1.188, de 16 de dezembro de 1909, como Vila Adolpho, em referência ao prefeito de São José do Rio Preto, coronel Adolpho Guimarães Corrêa

Foto do rio São Domingos no ano de 1919. As regiões que beiravam o ribeirão não eram muito povoadas de início, já que naquela época essa região era composta por pântanos, daí a fixação em lugares mais altos da cidade, como o São Francisco e o Higienópolis

 

Autor

Thiago Baccanelli
Professor de História e colunista de O Regional.