Os primeiros jornais de Catanduva

Fundada no dia 10 de setembro de 1808, a Gazeta do Rio de Janeiro foi o primeiro jornal impresso no Brasil, através da Imprensa Régia, na cidade de Rio de Janeiro, marcando o início da imprensa no país.

Sua criação está totalmente interligada com a chegada da Família Real portuguesa em terras brasileiras, que aconteceu nesse mesmo ano, que fugia das tropas de Napoleão Bonaparte.

Antes de sua criação, era expressamente proibida por Lei a impressão e elaboração de jornal em terras brasileiras.

Tendo como editor Frei Tibúrcio José da Rocha, o jornal era publicado duas vezes por semana, chamado naquela época de bi-hebdomadária, e por ser um jornal oficial, estava repleto de comunicados do governo.

Também publicava informes sobre a política internacional, em especial, à realidade europeia diante dos conflitos que as tropas napoleônicas estavam realizando. Outro destaque do jornal eram as notícias sobre a instabilidade das colônias americanas da Espanha. Seu conteúdo era totalmente voltado aos interesses da Coroa e à vida cortesã.

A partir de 29 de dezembro de 1821, passou a denominar-se simplesmente Gazeta do Rio, deixando de circular após a Independência do Brasil, sendo substituído pelo Diário Fluminense, na época de D. Pedro I, e pelo Diário do Governo, durante o comando de D. Pedro II, mantendo seu caráter oficial e que hoje é conhecido como Imprensa Oficial, publicando o Diário Oficial da União.

O Município

Interessante perceber que esse primeiro jornal do Brasil tinha um caráter totalmente parcial por parte do governo, divulgando apenas o seu ponto de vista e mesmo nos casos em que retratava conflitos internacionais, como por exemplo o confronto entre a França e a Inglaterra, sempre produzia as notícias ao lado de seu aliado, no caso do exemplo, a Inglaterra.

Intitulado de O Município, nosso primeiro jornal catanduvense era um órgão de publicação semanal, que tinha como redator a figura de Pedro S. Brito.

Segundo relembra Carlos Machado, no jornal A Cidade, de 20 de janeiro de 1978, “(...) o primeiro jornal desta comunidade foi O Município, com o 1º número em 10 de março de 1916, editada numa oficina tipográfica de Araraquara, de propriedade do Sr. Deodato Vieira da Silva. Em 28 de junho de 1917, o citado órgão de Vila Adolfo, que nascera para lutar pela emancipação político-administrativa destes domínios, passou a ter oficina própria, figurando como redator principal o saudoso Pedro Souza Brito”.

Infelizmente, até o momento, não se tem nenhum exemplar desse primeiro jornal de nossas terras, havendo apenas a 1ª página do Nº 101, xerocada e bem escura no acervo do Centro Cultural e Histórico Padre Albino.

A Comarca

O jornal O Município, que tinha como principal objetivo a emancipação político-administrativo de Catanduva, quando seu objetivo foi alcançado, mudou sua nomenclatura, exatamente um ano após a instalação do município de Catanduva, em 14 de abril de 1919 (a instalação do município se deu em 14 de abril de 1918).

A partir desta data, o jornal passou a ser chamado de A Comarca, batalhando novamente pela sua instalação, fato que se deu no dia 07 de fevereiro de 1920.

O jornal continuou sendo uma publicação semanal, e tinha como proprietário e redator o Sr. Francisco Velloso, com direção de Ceciliano J. Ennes. Existem alguns exemplares desse jornal no acervo do Centro Cultural e Histórico Padre Albino.

Fontes:

- Boletim Só 10, Nº 61, de janeiro de 2011, de autoria do professor Sérgio Luiz de Paiva Bolinelli.

- Jornal A Cidade, de 20 de janeiro de 1978.

Fotos:

Exemplar Nº 01 da Gazeta do Rio de Janeiro, de 10 de setembro de 1808, um sábado, que marca o início da imprensa no Brasil

Xérox do primeiro jornal existente em Catanduva, intitulado de O Município, tendo seu primeiro exemplar circulado em 10 de março de 1916. Este exemplar data o dia 29 de março de 1918, poucos dias antes da instalação do município de Catanduva

Após o jornal O Município conseguir seu objetivo, que era a elevação de nosso povoado à categoria de município, este modificou o nome para Comarca de Catanduva, buscando a instalação dessa instituição na cidade, fato alcançado em 07 de fevereiro de 1920

Foto de populares que participaram do ato de instalação do município de Catanduva, em 14 de abril de 1918, em prédio localizado na rua Brasil esquina com Paraíba, conhecido, na época, como Clube Sete de Setembro

Autor

Thiago Baccanelli
Professor de História e colunista de O Regional.