Os perigos do trânsito
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O trânsito em todo o território Nacional, principalmente nos grandes centros, tem sito um dos problemas de difícil solução, aliado aos motivos de crescimento da população e da quantidade de veículos que circula pelo Brasil afora.
Com a evolução da economia brasileira na última década, milhões de pessoas conseguiram com certa facilidade acesso a bens e serviços que antes não podiam alcançar. Assim é que o consumo de automóveis, por exemplo, cresceu significativamente entre a população, porém, juntamente com o aumento no consumo, nosso trânsito, considerado um dos maiores do mundo sem uma disciplina a contento, a violência também cresceu.
Os acidentes no trânsito são a terceira maior causa de mortes no mundo, perdendo apenas para doenças contraídas de uma forma incurável e, nessas condições, o número de mortes motivado por acidentes de trânsito cresceu 38,3% de acordo com o levantamento baseado no Sistema de informações de Mortalidade do Ministério da Saúde.
Especialistas apontam as causas dos congestionamentos, acidentes e as soluções para a mobilidade urbana nas rodovias e nas grandes capitais brasileiras, tornam-se uma tarefa difícil, no sentido de resolvê-los. São vários problemas, entre eles, o Estado de São Paulo com mais de 45 milhões de habitantes. No último mês de agosto do ano que se findou, registrou 478 mortes decorrentes de acidentes de trânsito, portanto, aumento de 2,8 % na comparação com o mesmo período do ano passado com 465 óbitos.
Há de se ressaltar com certa exclusividade, de acordo com dados do sistema do governo do Estado de São Paulo, a cada mês, em média, 440 pessoas morrem em acidentes nessa unidade da Federação, onde a pressa por chegar ao lugar desejado do condutor de veículo enseja acidentes de grandes proporções para o desespero da família que perdeu seu ente querido em função da falta de uma conduta exemplar daqueles que trafegam pelas rodovias de norte a sul do Brasil.
Esses problemas de mobilidade afetam de maneira semelhante as grandes cidades brasileiras, de acordo com especialistas consultados pelo Estado. No entanto, segundo eles, não há "bola de prata" para solucionar os problemas de mobilidade urbana no Brasil e cada vez mais se concentram em cidades com 100, 200 mil ou mais habitantes, porque à medida que a população cresce, o número de veículos se expande na mesma proporção.
No sentido amplo e absoluto de se propor uma reflexão sobre novas formas de se locomover entre os dias 18 e 25 de setembro, onde se comemora a Semana Nacional de Trânsito, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, o tema deste ano definido pelo Contran ( Conselho Nacional de Trânsito), foi em relação ao próprio trânsito com o slogan "no trânsito, o sentido é a vida".
O primeiro e mais importante problema a ser resolvido, tanto em rodovias como na área urbana das cidades brasileiras, é a morte por acidentes. Essa é a opinião de Claudio Barbieri, chefe do departamento de Engenharia de Transportes do POLI-USP. ( Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Campanhas sucessivas seriam uma das soluções mais salutares, visando, efetivamente, conscientizar aqueles condutores que não respeitam o trânsito a trafegar de uma forma mais adequada e que esteja em sintonia com os bons princípios que norteiam a maneira mais condizente de como se conduzir nas rodovias brasileiras.
Somente assim, com medidas por parte do Conselho Nacional de Trânsito, novos tempos poderão surgir, fazendo com que o trânsito venha a se aprimorar, dando exemplo ao mundo de uma nova era que corresponde aos tráfegos em todo o país.
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