Os perigos da internet

Atualmente, percebe-se que o uso da internet está cada vez mais presente na vida das pessoas e que dá uma contribuição para o desenvolvimento da sociedade.

Dessa forma, entende-se que esse recurso atravessou fronteiras, além de penetrar em todas as direções, superando as expectativas do futuro planejado nos séculos passados e as certezas tecnológicas que compreendem esse avanço no mundo inteiro.

Compreende-se que na vivência cotidiana a internet está presente em todos os lugares e contextos sociais, onde é impossível negar o uso dessa ferramenta nas ações diárias como uma necessidade premente e indispensável.

Porém, como tudo na vida tem o lado bom e o outro ruim, temos que ficar atentos a esse lado ruim da internet, pois os perigos são constantes e podem afetar não só os seus dispositivos como a vida pessoal de cada usuário.

Muitas vezes não nos damos conta de quais são os perigos que se encontram na internet. Um deles, por exemplo, é o caso de pessoas mal-intencionadas que podem roubar nossas informações.

Enfim, os perigos estão cada vez mais tomando dimensão e os cuidados devem se transformar numa prevenção contra surpresas desagradáveis.

Além do que narramos até aqui nessas observações iniciais, os perigos se concentram em golpes e vazamento de dados, os quais são apenas alguns dos riscos da internet. E, embora alguns deles possam afetar qualquer pessoa on-line, são praticamente perigosos para crianças e adolescentes.

Desde o momento em que saímos de nossas residências através do portão que dá acesso às ruas e avenidas, os cuidados são necessários, porque estamos sujeitos a qualquer tipo de situação que, de repente, surge inesperadamente, portanto os cuidados e atenção são mais que necessários no mundo atual em que vivemos.

Na internet, por exemplo, existe alguma semelhança de precauções e se torna importante colocar em prática alguns procedimentos de segurança: fraudes, espionagem, roubo de arquivos ou senhas são apenas alguns dos problemas que as pessoas estão sujeitas a enfrentar nesse campo do mundo virtual.

Quanto à segurança da internet, é um termo que descreve com muita precisão as atividades e transações feitas pela internet. Trata-se de um componente de agilização para se adquirir algo, o que já se tornou rotina em todo o país, porém, mesmo assim, exige alguns cuidados com quem a pessoa está se comunicando para a realização dessas transações, que são as compras efetuadas com esse recurso que a internet coloca à disposição dos interessados.

A internet, por sua vez, pode ser um instrumento perigoso para crianças e adolescentes que os comprometem no futuro e os perigos são assustadores. As crianças, devido à ingenuidade e falta de experiência no manuseio dessa ferramenta, sem querer pode expor suas famílias a perigo on-line, citando como exemplo, baixando acidentalmente alguns programas que podem dar aos meliantes acesso às contas bancárias de seus pais ou a outras informações sigilosas.

A proteção das crianças na internet, acima de tudo, é uma questão de conscientização: é preciso conhecer os perigos que existem e saber como se proteger. Dessa forma, as crianças ainda não entendem os limites das redes sociais. Exemplo: elas podem postar em seus perfis de mídias sociais informações pessoais que não deveriam ser divulgadas publicamente.

Este fato provoca situações constrangedoras e que atinge seriamente os pais de crianças quando essas fornecem seus endereços residenciais.

Autor

Alessio Canonice
Ibiraense nascido em 30 de abril de 1940, iniciou a carreira como bancário da extinta Cooperativa de Crédito Popular de Catanduva, que tinha sede na rua Alagoas, entre ruas Brasil e Pará. Em 1968, com a incorporação da cooperativa pelo Banco Itaú, tornou-se funcionário da instituição até se aposentar em 1988, na cidade de Rio Claro-SP, onde reside até hoje.