Os Mistérios do Universo

A agência Aeroespacial dos Estados Unidos (NASA), liderando um projeto bilionário, divulgou a primeira imagem captada pelo telescópio espacial James Webb, superando o Hubble. 

Revelou essa imagem a possibilidade da existência de uma quantidade “ilimitada” de galáxias e a presença de bilhões de estrelas e seus respectivos sistemas planetários. 

Texto divulgado pelo Estadão em 12 e 13 do mês de julho. 

A nossa estrela, convém recordar, é de 5ª grandeza, à qual damos o nome de “sol” (em português), girando ao seu redor planetas, dentre eles a Terra. 

Se há bilhões de estrelas formando galáxias em número ilimitado, a conclusão foi de uma imensidão celestial. E só Deus poderia ser o criador dessa imensidão, por suas mãos divinas. 

O Webb orbita a Terra em uma distância descomunal de aproximadamente 1 milhão e 500 mil quilômetros. 

Enorme quantidade de galáxias estão localizadas a bilhões de anos-luz da Terra. 

Mas nós terráqueos vemo-nos como o centro do Universo, mal sabendo que somos um pingo nessa imensidão, quase nunca visível, só quando são detonadas bombas atômicas e outros artefatos bélicos, demonstrando uma raça perigosa, criadora de vírus e bactérias. 

Entretanto, os passarinhos, eles sim gorjeiam de um lado a outro do horizonte, que para êles é infinito. Para nós vai daqui até ali. 

Os passarinhos representam (juntamente com pessoas boníssimas, é correto afirmar) o que há de bom em nosso planeta. 

Eles realizam constantemente a frustrada aventura de Ícaro. 

Já dizia o filósofo grego Platão: 

“Não é preciso que a bondade se mostre; mas é preciso sim que se deixe ver”. 

 

 Murillo Astêo Tricca 

 Articulista

Autor

Colaboradores
Artigos de colaboradores e leitores de O Regional.