Os malefícios do tabagismo

Os malefícios do tabagismo estão associados ao problema das doenças crônicas não transmissíveis, é evidente, mas contribui para o desenvolvimento de outras enfermidades, tais como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrointestinal, enfermidade em mulheres e homens que leva a outras situações pertinentes ao vício do fumo.

No Brasil, por exemplo, 200 mil pessoas morrem por ano por causa do tabagismo, assim que é que, de acordo com a pneumologista do Centro Regional de Especialidades (CRE) metropolitano, Cristina Alochio Paiva, declara com muita objetividade que no sistema respiratório, o tabagismo pode causar vários tipos de câncer, desde a boca até o pulmão, além das infecções respiratórias, tanto no fumante como naqueles que convivem com fumantes.

Ainda, de acordo com a estatística, em nosso país mais de 450 pessoas morrem a cada dia em função das doenças relacionadas ao tabagismo. Somente de câncer de pulmão morrem 24.443 por ano devido ao uso do tabaco, fora os casos de óbitos por outros problemas de saúde associados a esse grande mal como doenças cardíacas, pneumonia, estando dentro desse contexto os casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

O Dia Mundial Sem Tabaco acontece anualmente em 31 de maio para conscientizar a população sobre os malefícios do fumo para a saúde. O tabagismo, afinal, é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença crônica.

A maioria das pessoas acredita que a única forma de se livrar do vício do tabaco e superar os sintomas será por meio de métodos tradicionais como terapias prolongadas ou o uso de medicamentos, porém, embora esses métodos possam funcionar para algumas pessoas, apresentam desvantagens como efeitos colaterais, custos elevados e necessidade de aderir a um regime rigoroso.

No entanto, uma ótima notícia surgiu tempos atrás quando uma equipe de renomados especialistas médicos e pesquisadores americanos desenvolveu uma fórmula revolucionária, baseada em anos de estudos e pesquisas científicas. Essa fórmula neuro-funcional reúne os principais ativos que ajudam a reconstruir o sistema nervoso, melhorar a saúde pulmonar e promover o equilíbrio adequado, resultando na redução de aproximadamente 96% dos sintomas relacionados ao tabagismo.

O resultado se tornou impressionante, motivando às pessoas que desejam se livrar do vício do cigarro têm uma alternativa segura, eficaz, livre de efeitos colaterais e prejudiciais. Essa descoberta tem proporcionado uma nova esperança e uma transformação de vida para inúmeras pessoas, permitindo que elas se libertem do ciclo vicioso do tabagismo e desfrutar uma vida mais saudável e plena de realizações positivas.

Além do que narramos até aqui, há de se fazer alusão aos efeitos a curto prazo, tais como irritação nos olhos, manifestações nasais, tosse em excesso e aumento dos problemas alérgicos e cardíacos. Efeitos a médio e a longo prazo, o cigarro causa 30% de todos os tipos de câncer e 90% de câncer de pulmão.

Nessas condições, quanto tempo a nicotina leva para sair do corpo humano ao parar de fumar? Os especialistas no assunto afirmam que quando uma pessoa fica 48 horas sem fumar a nicotina já não está mais presente em seu organismo, mas os efeitos do tabagismo ainda ficaram presentes por muito tempo.

Autor

Alessio Canonice
Ibiraense nascido em 30 de abril de 1940, iniciou a carreira como bancário da extinta Cooperativa de Crédito Popular de Catanduva, que tinha sede na rua Alagoas, entre ruas Brasil e Pará. Em 1968, com a incorporação da cooperativa pelo Banco Itaú, tornou-se funcionário da instituição até se aposentar em 1988, na cidade de Rio Claro-SP, onde reside até hoje.