Os demônios de Alcatraz

Estudante tem terríveis pesadelos de uma prisão ocupada por pessoas que lá morreram e se transformaram em demônios. Com um grupo de amigos, ele faz uma expedição a Alcatraz, a temida penitenciária na baía de São Francisco, pois acredita que o local esteja abrigando tais monstros de seus sonhos, e, portanto, se propõe a confrontá-los. Chegando na prisão, o grupo é perseguido por demônios vorazes.

Fita B de terror com muito rock’n’roll dos anos 80, demônios assustadores e pitadas de humor negro. Naquelas tramas absurdamente divertidas e impossíveis da época, acompanhamos um estudante que vive sonhando com demônios em uma penitenciária. Ele tem um “chamado”, e com um grupo de amigos vai até a ilha de Alcatraz, na prisão desativada, encontrar-se com o mal. Um deles é possuído por um demônio canibal, todos se dispersam e são perseguidos pelas criaturas medonhas que atormentam o rapaz em seus sonhos. Uma bruxa boa e gótica irá auxiliá-los no caminho da sobrevivência. Fitinha corriqueira, passatempo curto (85 minutos apenas), direto e curioso, com atores desconhecidos (há canastrões, que nem seguiram carreira, e participação especial de Toni Basil, cantora, coreógrafa e atriz, no papel da bruxa boa. Inspirado no cinema de terror oitentista italiano de Lamberto Bava, em particular na cultuada duologia “Demons” (1985 e 1986) – a maquiagem dos demônios com dentes que saltam é muito semelhante, além do clima, com uma fotografia escura em ambientes tomados por fumaças. Foi filmado na verdadeira penitenciária federal de Alcatraz, na Baía de São Francisco, Califórnia, que existiu como prisão por 30 anos, entre 1934 e 1963, e abrigou criminosos perversos, como Alvin Karpis, e mafiosos, dentre eles Al Capone.

Saiu em DVD no box “Sessão de terror Anos 80 – vol.6”, juntamente com os filmes “A visão do terror” (1986), “Spookies: Renascidos das trevas” (1986) e “Assassinato no colégio” (1989) - lançado pela Obras-primas do Cinema, em disco duplo, contendo 50 minutos de extras e cards colecionáveis.

Os demônios de Alcatraz (Slaughterhouse rock). EUA, 1987, 85 minutos. Terror/Comédia. Colorido. Dirigido por Dimitri Logothetis. Distribuição: Obras-primas do Terror

Autor

Felipe Brida
Jornalista e Crítico de Cinema. Professor de Comunicação e Artes no Imes, Fatec e Senac Catanduva