Oppenheimer se destaca no Oscar 2024, mas Barbie não fica entre os principais indicados

O Oscar 2024 está chegando e os fãs de cinema já estão ansiosos para saber quem vai levar as estatuetas douradas para casa. A maioria dos filmes indicados para as categorias principais já foi exibida em Catanduva, no CineX, e estão disponíveis em streaming. A cerimônia acontece no dia 10 de março, em Los Angeles, e será apresentada pelo comediante Jimmy Kimmel. Entre os filmes indicados, há dramas, comédias, ficções científicas e até a adaptação da famosa boneca Barbie, que protagonizou junto com o filme de Nolan a dobradinha "Barbenheimer".

O filme que lidera as indicações é Oppenheimer, de Christopher Nolan, que conta a história do cientista que liderou o projeto da bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial. O longa recebeu 13 indicações, incluindo de melhor filme, diretor, ator (Cillian Murphy) e atriz (Emily Blunt) . O filme é considerado um dos melhores trabalhos de Nolan, que já foi indicado ao Oscar por A Origem, Dunkirk e Interestelar.

O segundo filme com mais indicações é Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos, que recebeu 11 no total. É uma sátira sobre uma sociedade distópica onde as pessoas são divididas em classes de acordo com suas características físicas e mentais, e também do clássico Frankenstein. O elenco conta com Emma Stone, Mark Ruffalo, Saoirse Ronan e Daniel Kaluuya . O filme é uma adaptação do livro homônimo de Michel Faber, publicado em 2000.

Outro filme que se destacou na premiação foi Assassinos da Lua das Flores, de Martin Scorsese, que recebeu 10 indicações. O filme é baseado no livro de David Grann, que narra a história real de uma série de assassinatos de índios Osage na década de 1920, que levou a uma investigação do FBI. O elenco conta com Leonardo DiCaprio, Robert De Niro, Lily Gladstone e Jesse Plemons .

Entre os filmes mais populares do ano passado, e campeão de bilheteria, Barbie também conseguiu uma vaga na disputa pelo Oscar de melhor filme, como era esperado. O filme é dirigido por Greta Gerwig e estrelado por Margot Robbie, que interpreta a boneca mais famosa do mundo. Os fãs do filme não ficaram contentes que as duas não foram indicadas. Barbie é uma comédia que brinca com os clichês e estereótipos associados à boneca e ao seu namorado e acessório Ken (Ryan Gosling, aliás, indicado como ator coadjuvante). O filme recebeu oito indicações ao Oscar, mas ficou de fora das categorias principais, apesar de o ser a única produção a romper a barreira do bilhão de dólares ano passado.

Outros filmes que também concorrem ao prêmio de melhor filme são American Fiction, Anatomia de Uma Queda, Os Rejeitados, Maestro, Vidas Passadas e Zona de Interesse.

As expectativas para a cerimônia do Oscar são altas, parincipalmente para Oppenheimer, Pobres Criaturas e Assassinos da Lua das Flores, mas há também chances para surpresas como Barbie ou Anatomia de Uma Queda.

Autor

Sid Castro
É escritor e colunista de O Regional.