O vingador tóxico

O vingador tóxico

Na pacata Tromaville, um faxineiro desastrado, que trabalha na academia da cidade, sofre bullying de todo mundo. Uma brincadeira de mau gosto feita por valentões faz com que ele caia acidentalmente em um tonel contendo lixo químico. O rapaz desaparece, e seu corpo se altera. Ele então se transforma no Vingador Tóxico, um ser monstruoso que terá o objetivo de eliminar os bandidos de Tromaville.  

Até que enfim saiu o tão esperado 'Vingador Tóxico' para os cinéfilos colecionarem em DVD, um filme muito querido pelos fãs do cinema trash, B, bizarro e coisa que o valha. Lembro de ter assistido uma vez na TV a segunda parte e nunca mais vi....

A distribuidora Obras-primas do Cinema, aproveitando a safra boa de lançamentos em DVD e BD de filmes antigos e cult, traz agora a quadrilogia em DVD, numa caixa especial, em parceria com a Troma Entertainment, a produtora original/oficial dos filmes.

São 4 discos, com mais de cinco horas de extras, num digipack numerado (com luva vintage, em formato de VHS), e ainda oito cards, quatro pôsteres (com as capas dos quatro filmes) e um livreto de 32 páginas. Quem gosta precisa ter em casa!

É uma brincadeira divertida e escatológica com fitas de super-herói, com histórias malucas conduzida por um ser monstruoso, deformado, que nasce do lixo químico e vira uma criatura forte, disposta a acabar com os bandidos. E como símbolo, ao tingir o objetivo, deixa um esfregão no corpo das vítimas (esfregão porque ele era um faxineiro).

Rodado com orçamento baixíssimo, em 1984, tem nudez, sarcasmo, além de sangue, vísceras e gosmas estranhas (por isso classificação 14 anos). O filme virou cult, ganhou três continuações e uma legião de fãs pelo mundo, e na época do VHS era muito procurado. 

 

O vingador tóxico 2  

 

O Vingador Tóxico viaja até o Japão em busca do pai. Em Tromaville, o crime retorna, agora cometido por uma corporação chamada Apocalypse, que pretende transformar a cidade num lixão. O Vingador Tóxico é acionado para deter os malfeitores, enquanto enfrenta outros criminosos no Japão.  

A continuação de 'O Vingador Tóxico' (1984), feita cinco anos depois com mesmo elenco, produtores e diretores, e com mais recursos, é um barato total. E ainda mais absurdo e divertido do que o original (os fãs adoram essa parte 2, e junto com a parte 1 é a melhor da quadrilogia).

Há cenas hilárias, com nudez e mortes malucas - o Vingador ataca os malfeitores com todos os tipos possíveis e impossíveis de armas (como uma sanduicheira e chega a fazer um yakissoba humano derretendo um japonês na banheira e incrementando na água legumes e macarrão).

Já no início, a cena de mais de 10 minutos ininterruptos de luta, com travesti, anão, bailarino etc, já mostra o que virá pela frente. No mesmo ano da parte 2 (1989) os diretores Michael Herz e Lloyd Kaufman (e donos/criadores da Troma, a produtora dos filmes) fizeram a continuação, 'O Vingador Tóxico 3'.

Há referência a vários filmes, e a mais evidente é a de 'Coração satânico', em que o bandido da Apocalypse imita o Louis Cyphre, o sinistro magnata interpretado por Robert De Niro, com unhas grandes, barba e cabelo comprido, e parodia a famosa cena do ovo cozido. Filme saiu na caixa especial 'O Vingador Tóxico – Quadrilogia', pelas Obras-primas do Cinema.

Autor

Felipe Brida
Jornalista e Crítico de Cinema. Professor de Comunicação e Artes no Imes, Fatec e Senac Catanduva