O último tango

Documentário sobre duas lendas do tango argentino, María Nieves Rego e Juan Carlos Copes, que trabalharam juntos por 50 anos e depois romperam de maneira inesperada.

Um filme-homenagem ao tango argentino, uma ode ao poder desse estilo revolucionário e que conquistou artistas ao redor do mundo. O documentário foca no amor pelo tango de dois dançarinos que fizeram história, de uma vida unida pela música, María Nieves Rego (1934-) e Juan Carlos Copes (1931-2021). O filme mostra quando se conheceram, na época tinham entre 15 e 16 anos, as danças juntos nas principais casas da Argentina por 50 anos e as apresentações pelo mundo afora. Até o rompimento da dupla, que chocou a Argentina.

Em entrevista, Maria e Juan contam segredos, o auge da carreira, lembram situações complicadas, como o quase envolvimento romântico entre eles, e o término da parceria. Enquanto falam para a câmera, vídeos reais e fotos de acervo dos dois aparecem, e ainda tem uma dupla de atores que simulam/encenam a vida das duas personalidades.

Um doc no melhor estilo do cinema argentino, com música, drama, humor e sentimento. Do diretor German Kral, especializado em documentários musicais como ‘Música cubana’ (2004) e ‘El último aplauso’ (2009).

Disponível em DVD pela Imovision e no streaming da distribuidora em parceria com o cinema Reserva Cultural, o Reserva Imovision.

O último tango (Un tango más). Argentina/Itália/Alemanha, 2015, 85 minutos. Documentário. Colorido. Dirigido por German Kral. Distribuição: Imovision

Autor

Felipe Brida
Jornalista e Crítico de Cinema. Professor de Comunicação e Artes no Imes, Fatec e Senac Catanduva