O último golpe

Thunderbolt (Clint Eastwood), um ex-ladrão de bancos, vive hoje numa comunidade no interior dos Estados Unidos, onde prega numa pequena igreja. Certo dia, chegam à igreja antigos comparsas do crime que desconfiam que ele ficou com o dinheiro do último assalto. Tentam capturá-lo, sem sucesso; Thunderbolt, alvo de tiros durante a missa, foge pegando carona no carro de um desconhecido que cruza seu caminho: o jovem delinquente Lightfoot (Jeff Bridges). Thunderbolt é então convencido pelo rapaz a praticar o mesmo assalto ousado do passado.

Fita de ação das mais empolgantes do cinema dos anos 70, produzida no auge da Nova Hollywood e que marcou a estreia de Michael Cimino na direção – poucos anos mais tarde ganharia o Oscar de direção e filme pela obra-prima do cinema de guerra, “O franco atirador” (1978), e, paralelamente, quebraria a United Artists com a exaustiva superprodução “O portal do paraíso” (1980), fiasco de público e crítica na época. Escreveu e dirigiu “O último golpe” (1974) reunindo os melhores elementos do cinema de ação, road movie e o western: anti-heróis, (no caso foras-da-lei simpáticos), perseguições a todo vapor, fugas mirabolantes bem orquestradas, assaltos com tiros sem fim, traições e final trágica. Clint Eastwood e Jeff Bridges (que recebeu nesse filme sua segunda indicação ao Oscar, de ator coadjuvante) performam como a dupla de criminosos Thunderbolt e Lightfoot (título original do filme), que se arriscam num assalto complexo, única alternativa de suas vidas; o primeiro quer deixar a vida de crime pra trás, enquanto o segundo prospecta que o plano será a maior jogada do mundo. Só que no encalço deles estará a polícia e antigos comparsas de Thunderbolt.

Produzido pela Malpaso, companhia de Clint Eastwood, que produziu os principais filmes do ator, principalmente os de ação e faroeste nos anos 70 e 80.

Saiu em DVD pela Classicline anos atrás, numa cópia com enquadramento errado, que deforma a tela. E agora também está disponível numa edição excelente pela Versátil, no box “O cinema da Nova Hollywood - volume 4”, com outros cinco bons filmes, incluindo “Uma mulher descasada” e “O caçador de dotes” (são três DVDs na caixa, com 1h15 de extras e cards)

O último golpe (Thunderbolt and Lightfoot). EUA, 1974, 115 minutos. Ação. Colorido. Dirigido por Michael Cimino. Distribuição: Versátil Home Video (em DVD no box “O cinema da Nova Hollywood – volume 4”, de 2023); Classiciline (DVD avulso, de 2021)

Autor

Felipe Brida
Jornalista e Crítico de Cinema. Professor de Comunicação e Artes no Imes, Fatec e Senac Catanduva