O seu futuro

Eu sei prever o futuro. 

Não o futuro das curiosidades bobas e vãs, como com quem você vai casar, qual vai ser a sua profissão, se você vai ganhar na loteria ou se vai morrer em um dia ensolarado ou nublado. Ficar sabendo dessas coisas é inútil. Eu sei dizer algo sobre o seu futuro em relação a algumas coisas REALMENTE importantes. E vou dizer como lidar com elas. 

1)Você vai ter momentos tristes.  Mas vai ter também momentos felizes.  

Eles vão ficar se revezando. As coisas boas e as coisas ruins vão ficar se sucedendo incansavelmente, e vão conduzi-lo aos céus e infernos de suas emoções, até que você perceba que essas coisas não são tão reais como parecem. Não são intrinsecamente boas ou ruins. (É o seu pensamento que as fazem de um jeito ou de outro!...).  

Então faça o seguinte. Quando acontecer alguma coisa, não a julgue pelas suas aparências e pelas primeiras impressões. Elas são inevitavelmente boas. Repito: ine-vi-ta-vel-men-te. Você pode resistir, se atrapalhar, retardar, tentar estragar tudo (e você fará isso!...). Mas não vai conseguir. A vida vai te fazer muito bem, e vai lhe ensinar muitas coisas, ainda que você resista às lições e brigue com os professores. 

Então, facilite. Tudo (tudo mesmo!) está acontecendo para o seu bem. Preste atenção, desvende o ensinamento que permeia os fatos, agradeça, e vá se esculpindo, removendo delicadamente a pedra bruta da preciosidade que você é. Não julgue. Não reclame.  Reconheça a lição, agradeça e dedique o aprendizado ao Universo. 

2) Você vai envelhecer. Vai adoecer. Vai morrer (e vai ser em breve). 

Se você acha que adquirir e acumular bens materiais vai resolver os seus problemas, ou se você acha que ter ou não ter coisas é o mais importante, está perdendo seu precioso tempo. A questão é outra: é o que você faz com o que tem. Então pare de se iludir com a falsa segurança de ter coisas e invista naquilo que realmente tem valor: torne-se uma fonte de benefícios para todos os seres! 

E mesmo assim você vai envelhecer adoecer e morrer. 

Mas não é você propriamente que passa por esses processos degenerativos, mas aquilo que você "acha" que é: o seu corpo, a sua aparência, suas circunstâncias pessoais, suas opiniões. 

Para lidar com esse seu futuro, entenda que o corpo envelhece, adoece e morre, mas a sua essência permanece. Então não viva como se a vida fosse apenas o corpo material, pois isso, além de falso, apenas gera apegos, expectativas, frustrações e medos. 

Então para lidar com o envelhecimento, adoecimento e morte do corpo, inclua a Alma (a sua e de todos os seres) como protagonista das suas considerações diárias. E assim, como somos almas (que se valem de corpos transitoriamente), então passaremos a focar mais em suas qualidades, especialmente o Amor e a Gratidão.

Autor

Wagner Ramos de Quadros
É presidente da ARCOS e articulista de O Regional.