O sabor da responsabilidade

Crescer nem sempre é uma tarefa fácil, todavia é sempre compensadora. De desenvolver as capacidades, competências, conhecimentos e experiências que permitam a autonomia e a liberdade individual.

O crescimento e a independência como etapa fundamental para que se venham os bons resultados, tal como na necessidade de desenvolver os galhos e ramos para que os frutos apareçam.

A árvore da vida é muito mais do que os elementos materiais. Há a seiva e a energia vital que se escondem da aparência. Quem consegue penetrar nos mistérios do mundo sabe que tornar-se responsável pela própria existência e realizar o bem geral é caminho para a vida e a verdade.

A busca do conhecimento e a prática da caridade como maneiras de conjugar a responsabilidade. É agir de modo sensato ou com bom senso. Ou ainda, de responder de modo adequado às indagações espirituais do ser.

A responsabilidade permite que a pessoa amadureça, torne-se madura e tal como na metáfora da fruta, de docificar-se.

De estar aprimorando seus pensamentos, sentimentos e emoções de modo a deixar de lado suas agressões e instintos de sobrevivência para adentrar em um modo superior de ser. Daquele indivíduo que busca o aprimoramento pessoal, as renovações interiores, o abandono dos velhos hábitos perniciosos e das más tendências.

Uma pessoa que se esforça pela melhoria de si, aperfeiçoa o mundo também. Se todos os indivíduos fizessem esta renovação interior, em pouco tempo haveria mais a vivência e o amor de Jesus Cristo na terra.

 

Paulo Hayashi Jr.

Doutor em Administração, professor e pesquisador da Unicamp

Autor

Colaboradores
Artigos de colaboradores e leitores de O Regional.