O retorno às aulas

Estamos próximos de mais um início de ano letivo, muitas crianças retornarão às aulas, outras iniciarão seu percurso acadêmico. Nesse sentido, vale ressaltar a importância da rotina e do tempo de qualidade para com essas crianças para que haja desenvolvimento cognitivo, afetivo, social, moral adequado.

A rotina é estabelecida pela família com horas, momentos e ações que incluem o brincar, a TV/Celular, alimentação e higiene. Destaco o brincar como a mais importante dessas ações, já que pode abarcar outras tantas possibilidades de inclusão da rotina, tal como a alimentação/inclusão de alimentos saudáveis no cotidiano da criança.

Esse brincar deve ter qualidade, não é jogar alguns brinquedos e ficar sentado de olho no celular enquanto a criança brinca, falo de algo mais, da interação da família, aproveitar estes momentos para conversar, cantar, contar histórias, dramatizar, mostrar como eram os jogos de rua, etc. É um momento também na qual a criança pode e deve ser orientada ao uso do diálogo na resolução de problemas, de afastá-la do preconceito e discriminação para com o diferente, de orientar ao convívio saudável em sociedade.

Reforço que destinar um tempo de qualidade aos seus filhos é de extrema importância para a vida deles, uma vez que constrói lembranças afetivas, que possibilita o vínculo de confiança com a família. Óbvio que muitos poderão falar que trabalham e que chegam cansados, mas se esquecem que a maioria das crianças estão dentro das escolas por 8/10h por dia, o que chega a ser cansativo para elas também, afinal, por mais que a escola promova um ambiente lúdico e afetivo, nada substitui o lar e sua família.

Assim, que essa rotina não seja voltada única e exclusivamente às crianças, mas para todos os membros da família, para que desfrutem o melhor de cada momento no desenvolvimento de seus filhos.

Um excelente retorno a todos!

Autor

Eduardo Benetti
Professor Recreacionista em Catanduva