O que esperar dos novos gestores

Dentro do contexto de uma administração pública, há de se levar em consideração o fato de que os novos gestores têm uma importância vital, que é a dica dada aos novos prefeitos eleitos e reeleitos, na escolha dos servidores de cargos importantes, a exemplo do secretariado, segundo o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Zeulkoski. Dessa forma, os gestores municipais podem evitar problemas que comprometem o andamento da administração pública.

Tais problemas podem estar vinculados à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a ser seguida pelo gestor público, fazendo com que seja cumprida de uma forma eficaz e com todo o esmero que exige um desempenho a contento e que satisfaça à própria exigência constante da referida Lei.

Para um bom gestor exercer a espinhosa função pública, notadamente a de prefeito, é necessário um conjunto específico de competências. Isso se estende aos novos gestores, que precisam de orientação especial, a fim de construir o alicerce sólido, estabelecendo melhores práticas de como conduzir o destino de uma cidade, a fim de se tornarem os futuros líderes.

Os novos gestores devem estar munidos de todas as ferramentas necessárias para a preparação do seu novo papel, principalmente na escolha de uma equipe altamente capacitada para alcançar o apogeu do sucesso de como conduzir a máquina administrativa.

É fundamental definir os resultados e aprendizagem a cada dia que se sucedem no intuito de alcançar o pilar máximo dos objetivos essenciais que se alinham aos esforços nesse sentido, atendendo às necessidades de direcionar com precisão o erário público com obras que venham ao encontro do desejo de toda uma comunidade.

Um dos principais papéis do gestor público é ter uma visão ampla dos colaboradores que estão ao seu lado. Isso significa conhecer bem os objetivos e metas indispensáveis que compreendem o bom andamento de uma gestão pública, no sentido de novos métodos a serem colocados em prática em benefício da própria administração pública.

Torna-se importante ressaltar nesta oportunidade o perfil do novo gestor público, onde há necessidade premente de satisfazer a todos sem distinção ou exceção, para que tudo tenha um bom funcionamento e que atinja os resultados mútuos.

Entre as características de um gestor de sucesso, concentram-se na habilidade em se comunicar com a própria população, visão que dê respaldo à sua missão pública, orientação para resultados satisfatórios e trabalho em equipe. Tais competências promovem resultados benéficos e que traduzem o sucesso e simpatia da própria comunidade em que vive.

Um gestor, antes de mais nada, precisa ser líder de si. Há necessidade, entre outras coisas, conhecer profundamente a si mesmo. Saber quais são seus pontos fortes e fracos, tais como descobrir como age diante de certas situações, que se constituem no seu propósito, além motivação. Somente a partir daí ele poderá ser o gestor de outras pessoas.

Há de se fazer alusão ao gestor público que é a forma com a qual coloca em evidência o objetivo administrativo, além de garantir o bom desempenho de um funcionamento que abrange setores importantes e que consistem em reforçar a gestão pública de qualquer ação dentro desse contexto e dentro das normas vigentes de cada município.

Podemos considerar que uma gestão pública, para ter um bom trabalho, consiste na capacidade de propor e negociar com a sociedade os objetivos, as metas das políticas públicas e de alcançá-las para aprimorar e inovar os métodos indispensáveis de uma administração voltada inteiramente ao interesse público.

Autor

Alessio Canonice
Ibiraense nascido em 30 de abril de 1940, iniciou a carreira como bancário da extinta Cooperativa de Crédito Popular de Catanduva, que tinha sede na rua Alagoas, entre ruas Brasil e Pará. Em 1968, com a incorporação da cooperativa pelo Banco Itaú, tornou-se funcionário da instituição até se aposentar em 1988, na cidade de Rio Claro-SP, onde reside até hoje.