O princípio da Fé e a religião subvertida

Rotineiramente observamos nas mais diversas mídias o discurso de ódio promovido por alguns agentes religiosos em relação a alguma situação da sociedade, mais corriqueiramente em relação ao público LGBTQIA+, as religiões de matizes africanas, no geral, se valem de algumas passagens da bíblia para reforçarem os comportamentos preconceituosos e por vezes, agressivos para com os diferentes.

Nesse sentido, vamos refletir um pouco sobre o conceito de Fé, de Religião e algumas passagens das escrituras e tentar fazer um comparativo que nos leve a refletir sobre quais condutas refletem o pensamento cristão de fato.

Gosto muito de conhecer a etimologia das palavras, ou seja, a origem delas e para tal, começaremos com a palavra Fé, que tem sua origem na palavra latina Fides, que significa confiança, promessa, juramento. Já podemos fazer uma analogia simples, ter fé é ter confiança de que poderemos ser melhores em Cristo. Já Religião tem mais de uma interpretação, de acordo com os estudiosos, mas vamos nos ater a palavra latina religare, significando por sua vez, voltar a ligar, religar. Ou seja, unir-se a Deus novamente, ascender ao lado de Deus.

Em João 4:7-8, as escrituras dizem o seguinte “Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”. Já em João 15:12 “O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei”, Deus pede que amem uns aos outros tal qual seu amor é para com todos e quem não segue tal preceito, desconhece de fato o que é amor cristão.

Pedro 4:8 traz a seguinte reflexão: “Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados”, ou seja, os que vivem contrários a Lei do Amor e Caridade são pecadores e continuam no pecado. Por fim, trago João mais uma vez, dessa vez em 3:15-16, que diz o seguinte: “Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem a vida eterna em si mesmo. Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos”, podemos notar que a verdadeira face Cristã não está na propagação do ódio e dos vilipêndios daqueles que divergem de sua concepção religiosa, mas sim fortalecer-se no amor ao próximo, em virtude de respeito, de caridade, gentileza e solidariedade.

Portanto, aqueles que subvertem a visão cristã da Lei do Amor e da Caridade para agir com ódio aos seus irmãos, são os que nas escrituras são tratados como Falsos Profetas. Não nos deixemos enganar, muitos que falam bonito, que se prostam e se curvam, mas que proferem bile e ódio de suas palavras, nunca estarão em concordância com Deus.

Se faz necessário conhecer a religião para que não sejamos ludibriados por aqueles que visão distorcer a imagem de Cristo, do seu amor a todos e de seu sacrifício para a remissão de nossos pecados. Deixo uma pequena reflexão, se Jesus hoje estivesse na terra, com as mesmas pragmáticas ações de amor e de caridade, seria crucificado novamente no tribunal dos torpes? O que acham?

Autor

Eduardo Benetti
Professor Recreacionista em Catanduva