O mistério do cesto

Cine Cult 

O mistério do cesto 

Um rapaz perambula pelas ruas de Nova York à noite carregando um cesto debaixo dos braços. Dentro dele há uma criatura que se alimenta de humanos. 

Até que enfim saiu no Brasil em mídia física um filme que marcou os fãs do cinema de horror independente. 'Basket case' ou 'O mistério do cesto' passou muito na TV e ganhou duas continuações nos anos 90, um verdadeiro cult classic com uma ideia original e macabra. E é um terrir no final das contas, ou seja, um terror com comédia.

Segundo o diretor e roteirista, Frank Henenlotter, ninguém iria assistir a esse seu filme de estreia por vários motivos, seja pelo baixíssimo orçamento, seja pelo gore ou por ser asqueroso. Realmente não era para ser um sucesso de público, o filme custou míseros U$ 35 mil e foi todo rodado em locações, num hotel antigo da Times Square, em becos e ruas de Nova York e em casas de amigos e do próprio diretor. Quem assistiu mesmo foram os fãs do exploitation, subgênero que a fita se encaixa bem. 

É sobre uma criatura deformada, com traços humanos, que vive num cesto carregado por um homem pelas ruas de Nova York; o monstro come pessoas e em determinado momento, foge do cesto... Ao rever o filme dias atrás lembrei de 'Nasce um monstro' (1974), pérola do trash de Larry Cohen, e com certeza serviu de base para Henenlotter.

Há cenas gore, mas muitas foram cortadas pelo distribuidor. Há ainda muita inventividade diante dos parcos recursos que o diretor detinha, por exemplo, enquadramentos inusitados, como as de dentro do cesto como se fosse a visão do monstro. Aliás, o monstro (bem feioso) era manipulado por fios como um fantoche. 

Henenlotter faria outros filmes terrir com criaturas bizarras, como 'O soro do mal' (1988) e 'Que pedaço de mulher' (1990), além das duas continuações desse, 'Basket case 2 e 3' (de 1990 e 1991, ambas com mesmo elenco, incluindo o ator principal, Kevin Van Hentenryck). 

Lançado em DVD mês passado no box 'Sessão de terror Anos 80 – volume 5', com os raríssimos filmes 'O carro sinistro' (1980), 'A companhia dos lobos' (1984) e 'A dama de branco' (1988) – é disco duplo, contendo extras variados, como trailers e especiais. Uma relíquia do cinema exploitation para público restrito. 

O mistério do cesto (Basket case). EUA, 1982, 91 minutos. Terror/Comédia. Colorido. Dirigido por Frank Henenlotter. Distribuição: Obras-primas do Cinema

Autor

Felipe Brida
Jornalista e Crítico de Cinema. Professor de Comunicação e Artes no Imes, Fatec e Senac Catanduva