O Jogo da Invocação: um novo terror adolescente

O mundo do cinema de terror é, sem dúvida, o mais recorrente e bem sucedido no período pós-pandemia. O Jogo da Invocação, mais uma produção com aspiração para virar uma nova franquia do subgênero "terror adolescente", é a aposta recente, lançada dia 30 de novembro, em Catanduva, no CineX, no Garden Shopping

Dirigido pela dupla Ari Costa e Eren Celeboğlu, que já haviam trabalhado juntos anteriormente nos curtas "The Bride" (2018) e "The Internet Kills" (2020), unem forças novamente para trazer à vida este novo projeto, de seu próprio roteiro.

O Jogo da Invocação segue a história de um grupo de adolescentes de Salem, uma cidade histórica da Nova Inglaterra onde aconteceram, no século 17, infames e trágicos julgamentos de bruxas, na vida real, e que foram fonte para inúmeros livros, filmes e séries. E o filme já começa com corpos espalhados no chão, muito sangue jogado na lama e um garoto que corta a própria garganta, dando o tom sanguinolento que predomina na produção. Os jovens descobrem uma faca amaldiçoada que libera um demônio. Este demônio os força a jogar versões horríveis e mortais de jogos infantis onde não pode haver vencedores, apenas sobreviventes. Na trama aterrorizante, Billie (Natalia Dyer) e Marcus (Asa Butterfield) são irmãos que se envolvem no jogo demoníaco e perigoso que acaba indo longe demais.

Além de Asa Butterfield, conhecido por seu papel em Sex Education, e Natalia Dyer, estrela de Stranger Things, o elenco também conta com Annabeth Gish como Kathy, Laurel Marsden como Sophie, Benjamin Evan Ainsworth como Jonah, Summer H. Howell como Demon/Good, Daniel Kolton Stewart como Pete, e Shylo Molina como Daniel.

Apesar de americano, o filme é uma produção do Reino Unido e tem como produtores executivos os irmãos Joe e Anthony Russo, conhecidos por seu trabalho na franquia Vingadores, da Marvel. Se O Jogo da Invocação vai virar uma nova e lucrativa franquia, somente o tempo (e as bilheterias) dirão. Mas é muito provável, dado que uma produção de terror dessas custa uma ínfima fração de um blockbuster da Disney/Marvel e os retornos financeiros são, proporcionalmente, muito melhores, quando são exitosos.

O Jogo da Invocação tem todas as características e chamarizes de um típico terror adolescente para fazer sucesso. 

Autor

Sid Castro
É escritor e colunista de O Regional.