O futebol ganhando o mundo

E exatamente hoje, dia 20 de novembro de 2022, teremos a abertura de um evento mundial que colocará grande parte da população em estado de êxtase e concentração: a abertura da Copa do Mundo 2022, às 13h00 (horário de Brasília), no Estádio Al Bayt, na cidade de Al Khor, no Catar. O evento terá como marco o duelo dos donos da casa contra a seleção do Equador, válido pela primeira rodada do grupo A.

Essa será a vigésima segunda edição deste evento e será a primeira realizada no Oriente Médio e a última a ter o formato de 32 equipes, já que a competição terá uma mudança no formato e número de equipes na edição de 2026, onde será sediada no Canadá, Estados Unidos e México, passando para 48 equipes.

O projeto da Copa

A Copa do Mundo é o segundo evento esportivo mais assistido do mundo, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos.

O projeto de organizar uma Copa do Mundo começou na criação da FIFA – Federação Internacional de Futebol Associado – em 21 de maio de 1904. A FIFA, entidade máxima do futebol, foi fundada em Paris, na França, e, atualmente, tem sua sede em Zurique, na Suíça.

Em 1906 se deu a primeira tentativa da edição da Copa do Mundo, iniciada pelo líder neerlandês Carl Hisrschmann, e seria realizada na Suíça, com quatro grupos de quatro seleções. Porém, no final das confirmações das inscrições dos dezesseis países, em 31 de agosto de 1905, nenhuma federação confirmou sua participação e o projeto, naquele momento, foi abandonado.

Com o estabelecimento de um torneio de futebol olímpico no ano de 1908, Hirschmann queria prosseguir com o reconhecimento desse torneio olímpico como o campeonato mundial de futebol amador. A ideia foi validada no Congresso da FIFA, em 1914, mas a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) bloqueou a iniciativa.

Depois da guerra, a FIFA mudou a sua atitude. Após a eleição de Jules Rimet para a presidência da FIFA, o francês colocou tudo em vigor com o dirigente esportivo Henri Delaunay para não mais reconhecer o torneio olímpico como o campeonato mundial de futebol amador, lutando para a criação de uma nova competição.

A proposta da criação de uma Copa do Mundo FIFA só foi aprovada em uma conferência em Amsterdã, em 26 de maio de 1928, por 25 votos a favor e 05 contra, além de 01 abstenção. A organização da Copa do Mundo FIFA foi então atribuída ao Uruguai no Congresso da FIFA, em Barcelona, em 18 de maio de 1929, para celebrar o centenário de sua independência, mas também porque a seleção havia sido campeã olímpica duas vezes, em 1924 e 1928.

A Primeira Copa (1930)

A primeira edição da Copa do Mundo foi disputada em Montevidéu, no Uruguai, no ano de 1930.

Apenas treze equipes nacionais reuniram-se nessa ocasião, sendo que somente quatro países europeus atravessaram o Oceano Atlântico de barco para competir no torneio.

Bélgica, França e Romênia embarcaram num navio chamado de Conte Verde. A Iugoslávia, por sua vez, embarcou no MS Flórida.

Outros países europeus recusaram de participar da Copa por razões financeiras e administrativas. O próprio Jules Rimet foi mesmo forçado a realizar uma turnê na França para convencer as autoridades, jogadores e empregadores para que a França não perdesse o lugar na primeira reunião global.

Todos os outros países eram do continente americano: Estados Unidos, México, Argentina, Uruguai, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru.

A final da competição foi disputada entre Argentina e Uruguai, onde os donos da casa abriram o placar, mas a Argentina reagiu consecutivamente e marcou duas vezes para liderar por 2 X 1 até o final do 1º tempo.

No entanto, na volta do intervalo, a seleção da casa voltou muito bem para o 2º tempo e virou a partida para 4X 2, conquistando a primeira Copa do Mundo da história.

Futebol em Catanduva

Assim como a Copa do Mundo foi originada no início do século XX, o gosto de futebol pelos catanduvenses também data, aproximadamente, esse período.

Em 1912, Vila Adolpho contava com, aproximadamente, umas 150 casas, a maioria de taboas, e o esporte predileto entre os jovens era a peteca.

Quase todas as tardes, ali, onde hoje está a Igreja Matriz, em frente à pequena capela de São Domingos, reuniam-se diversos jovens a bater peteca. Dias antes de 04 de agosto deste mesmo ano, onde se comemorava o dia do padroeiro de nossas terras, São Domingos de Gusmão, apareceu uma bola de futebol. Foi um alvoroço. Os rapazes deliberaram movimentar a pelota, no mesmo local onde praticavam a peteca.

Chegado o dia 04 de agosto, com a celebração dos atos religiosos festivos em louvor à São Domingos, veio de Tabapuã (que se chamava Rancharia) o Padre Gasparino Dantas. Vendo os rapazes manobrando a bola de futebol, o saudoso vigário de Rancharia, entusiasmou-se de conseguir um campo e organizar um clube.

Com esse objetivo em mente, trataram de arranjar um espaço para poderem jogar futebol. Começaram a utilizar o terreno do Dr. Argemiro Silveira, engenheiro que residia em Taquaritinga, no local onde se encontra hoje a FATEC - Catanduva. Para a adaptação do terreno, que continha grande quantidade de tocos e grandes formigueiros, recorreram os organizadores ao Cel. José Pedro da Motta, que de bom grado cedeu dois bois, bem como um couro, servindo este para receber a terra e colocá-la fora. Outros dedicavam-se ao serviço de terraplanagem, surgindo o campo, mais ou menos, em setembro de 1912 e organizado o primeiro time de futebol de nossa terra: o São Domingos, que teve seu primeiro jogo contra Cândido Rodrigues, em outubro de 1912. O jogo terminou empatado em 1X 1.

E assim nascia a paixão dos catanduvenses pelo tão falado e adorado futebol, que tanto deixou e ainda deixa marcas em nossa história.

 

Fotos:

Jules Rimet, antigo presidente da FIFA, foi um dos grandes entusiastas para a criação da Copa do Mundo FIFA, aprovada sua criação apenas em 26 de maio de 1928

Foto da seleção uruguaia na primeira Copa do Mundo Fifa, realizada em 1930. O Uruguai disputou a final com a Argentina, vencendo o jogo por 4x2

Jogo entre Brasil e Iugoslávia, na Copa do Mundo de 1930, na estreia de ambas as seleções. Os jogadores na foto são Milovan JaksiC (goleiro), Dragan Mihailovic e Theóphilo

Foto da bola de futebol utilizada na final Copa do Mundo Fifa, de 1930, realizada em Montevidéu, no Uruguai

Autor

Thiago Baccanelli
Professor de História e colunista de O Regional.