Nova série Star Wars: Ahsoka, a Jedi que veio de The Mandalorian

Nem só de super-heróis Marvel vive a Disney. As pessoas esquecem que, além da famosa editora de Stan Lee, com a franquia de filmes milionários, o estúdio de Mickey Mouse também comprou a Lucasfilm, que entre outras coisas, incluía Indiana Jones e a cereja do bolo, a lucrativa saga Star Wars. 

Tudo bem que os dois últimos filmes do Indy não foram nem de longe tão lucrativos como se esperava, mas Star Wars teve, além de lucrativas novas trilogias (discutíveis se boas, mas isso é outra história) e spin-offs com filmes paralelos. A ideia era que, todo ano, haveria um filme de Star Wars. Mas a coisa toda não deu muito certo, com os filmes sendo bem desiguais entre si, bastante criticados e, alguns, não tão bem sucedidos nas bilheterias. Assim, vai demorar um bom tempo e estudos de projetos, para que uma nova trilogia seja lançada. 

Um bom exemplo da parada de projetos é o caso de Rebel Moon, o primeiro de dois longas do Zack Snyder (Liga da Justiça), a ser lançado em dezembro na Netflix. Originalmente, “Lua Rebelde” deveria ser um filme Star Wars. Com o congelamento da saga, Snyder decidiu criar uma série própria.

Enquanto isso, as animações continuaram bem sucedidas (The Clone Wars, Rebels, Bad Batch, Visions etc). E as séries foram se sucedendo: Obi-Wan Kenobi, Andor e a muito bem sucedida The Mandalorian, que gerou Boba Fett e agora, Ahsoka.

Ahsoka é a nova série Star Wars que estreou no Disney+ em agosto de 2023, com dois episódios lançados simultaneamente. A série é um spin-off de The Mandalorian e acompanha as aventuras de Ahsoka Tano (Rosario Dawson), uma ex-Jedi que busca o Grande Almirante Thrawn (Lars Mikkelsen), um poderoso líder imperial que desapareceu junto com o rebelde Ezra Bridger (Eman Esfandi).

Ahsoka conta com a ajuda de Sabine Wren (Natasha Liu Bordizzo), uma mandaloriana que foi sua aprendiz, também conhecida pelo termo Jedi padawan, e que procura por Ezra, com quem teve forte ligação. A série se passa após a queda do Império Galáctico e tem conexões com outras produções de Star Wars, como Star Wars Rebels, uma animação feita pelos mesmos produtores e roteiristas de Ahsoka. A série também se liga à O Livro de Boba Fett, outra série derivada de The Mandalorian e Star Wars: Clone Wars, mais uma animação.

A primeira temporada de Ahsoka tem oito episódios, os dois primeiros foram lançados juntos e os demais serão liberados semanalmente às terças-feiras. A série é escrita e co-dirigida por Dave Filoni, um dos principais nomes por trás das animações de Star Wars e que também trabalhou em The Mandalorian. Além dos protagonistas, o elenco de Ahsoka conta com Ray Stevenson como Baylan Skoll), Ivanna Sakhno como Shin Hati e Mary Elizabeth Winstead como Hera Syndulla. As próximas séries Star Wars planejadas são Skeleton Crew, The Acolyte e Lando. 

Autor

Sid Castro
É escritor e colunista de O Regional.