No escudo da autoconfiança

Os desafios do dia a dia pedem o emprego adequado dos recursos à disposição para que a vitória venha sem surpresas. Dentro dos vários recursos de sucesso do indivíduo, pode-se destacar a fé como elemento que potencializa todos os demais.

Por meio da crença em si mesmo, em Deus e nos processos em andamento, há o equilíbrio pessoal que permite avançar sem vacilar. Não é de se admirar que Paulo de Tarso recomenda: “Empunhando sempre o escudo da fé, com o qual podereis extinguir os dardos inflamados do maligno” (Efésios 6, 16).

Através da convicção no sucesso, há o combate às nossas más tendências e as sombras pessoais. É a profecia de auto realização daquilo que acreditamos e que nos faz construtor de nossas próprias obras e vida.

Preservar a pureza de nossos sentimentos, a harmonia do coração e a paz da mente proporciona recursos ímpares para o avanço do ser sobre suas mazelas, o que torna os obstáculos como legítimos treinamentos humanos. As dificuldades nos transformam para melhores, sendo realizadores mais competentes e eficazes. Quando a semente vence o medo da terra, sabe que o céu é o limite.

Neste sentido, pode-se compreender a preocupação de Kant: “Duas coisas enchem a alma de uma admiração e de uma veneração sempre novas e sempre crescentes, à medida que a reflexão se aplica com mais frequência e constância: o céu estrelado acima de mim e a lei moral dentro de mim”.

Por meio de nossos esforços e batalhas, internas e externas, adquirimos as condições de trabalhar com esperança a construção de nossa escada pessoal em direção às estrelas.

 

Paulo Hayashi Jr.

Doutor em Administração, professor e pesquisador da Unicamp

Autor

Colaboradores
Artigos de colaboradores e leitores de O Regional.