Mundo Estranho e os 20 anos do segundo filme de Harry Potter

Em plena Copa do Catar e no aproximar das férias de fim de ano, é natural que a programação dos cinemas tente atingir o público das escolas. No CineX, em Catanduva, a principal atração nesse final de semana será a exibição, após 20 anos, do segundo filme do bruxinho Harry Potter. A animação Mundo Estranho é a aposta da Disney, que ainda domina as telas com Pantera Negra: Wakanda para Sempre.

Com colorido vibrante e personagens carismáticos, Mundo Estranho é uma animação focada na ecologia e uso de recursos naturais, principalmente, além da diversidade. Dirigido por Don Hall (Moana), o filme tem como protagonista a família Clade, um clã de exploradores que vive na pequena Avalonia, uma terra cercada por montanhas, que impedem a visão do que há do outro lado. Ninguém nunca conseguiu ultrapassá-las, embora Jaeger Clade tenha tentado, desaparecendo nessa expedição. Seu filho, Searcher, e os demais exploradores conseguiram voltar para Avalônia. O rapaz virou celebridade local, graças à planta Pando, cujos frutos são capazes de gerar energia para a cidade. Casado com Meridian, e ambos são pais de Ethan. É nesse conflito de gerações, em famílias inusitadas e inter-raciais, que o filme se foca.

Acontece que uma praga destrói as frutinhas de energia, e uma nova expedição é mandada ao Mundo Estranho, onde deverão descobrir o que está acontecendo com as plantas. Nessa terra exótica, encontram os mais diversos tipos de criaturas, de cores e formas inusitadas, com comportamentos inesperados. E naturalmente reencontram o desaparecido Jaeger, trazendo à tona uma série de questões mal resolvidas entre pai, filho, e agora também do neto Ethan.

O desenho da Disney, como tem se tornado hábito, gerou controvérsias nos EUA, principalmente entre grupos conservadores, como em Buzz Lightyear. A animação tem inúmeras referências a antigos filmes de ficção científica.

Neste sábado, outro que teve retorno para marcar seus 20 anos de lançamento foi o segundo filme da franquia Harry Potter e a Câmara Secreta. Nessa aventura do bruxinho Harry Potter (Daniel Radcliffe), o protagonista recebe a visita do elfo doméstico Dobby durante as férias e se envolve com seus amigos em perigosas missões. O próprio diretor Chris Columbus quem afirma: “Harry Potter e a Câmara Secreta é mais sombrio e as sequências de ação e aventura são mais longas, mais assustadoras e emocionantes do que no primeiro filme”. Faz parte dos planos do estúdio relançar todos os filmes da franquia para as novas gerações, enquanto produções inéditas continuam a ser filmadas.

Autor

Sid Castro
É escritor e colunista de O Regional.