Mundo (é) dos baixinhos

Só o marketing explica porque a entrada em supermercados geralmente costuma ser sempre do lado direito. Também explica porque os produtos de maior margem (para o supermercado, é claro!), do tipo cosméticos, cremes de uso pessoal, etc, estão em gôndolas estratégicas, sempre ao alcance dos olhos e principalmente ao alcance dos(as) baixinhos(as). É claro que, nem tudo em supermercados está ao alcance dos(as) baixinhos, mas a história registra que eles têm ou tiveram relevância no mundo. No universo artístico, esportivo e politico inúmeros são os ídolos e lideres mundiais que mal passavam de 1,60m. De se conferir alguns: MUNDO ARTÍSTICO: Charles Chaplin (1,65m), Al Pacino (1,67m), Dustin Hoffman (1,67m), Antoni Gaudi (1,62m), Woody Allem (1,65m), Martin Scorsese (1,63m), Steven Spielberg (1,63m), Spike Lee (1,69m), Mia Farrow (1,62m), Rita Pavone (1,53m), Gigliola Cinquetti (1,65m) e Liza Minelli (1,63m). ATLETAS: Romário (1,67m), Messi (1,69m), Maradona (1,65m), Fagner (1,68m), Soteldo (1,60m), Roberto Carlos (1,68m) e ainda: Bimbinha, que fez sucesso no futebol maranhense nas décadas de 60 e 70 e é ídolo no Sampaio Corrêa, considerado o menor atleta a ter se profissionalizado no futebol com 1,47m, que só perde para Tyrone Curtis "Muggsy" Bogues (apenas 1,60m), tido como o menor atleta de basquete que passou pela NBA até hoje. Por óbvio, não poderiam ficar de fora dessa lista os ginastas Arthur Zanetti (1,56m), Diego Hypólito (1,70m), Jade Barbosa (1,51m), Daiana dos Santos (1,46m) e Rebeca Andrade (1,45m). ESTADISTAS, POLÍTICOS E LIDERES MUNDIAIS: Luis XIV (1,65m), Alexandre “O Grande” (356 a.C. - 323 a.C. que ironia e paradoxo – apenas 1,52m), Don Pedro (1787-1834, 1,66m), Napoleão Bonaparte (1,68m), Lenin, cujo nome verdadeiro era Vladimir Ilyich Ulianov (1,65m), Josef Stalin (1,65m), Winston Churchill (1,68m), Benito Mussolini (1,69m), Francisco Franco (1,63m), Yasser Arafat (1,57m) e Getúlio Vargas (1,53m). Como se vê, o mundo também é dos baixinhos e, não é só elas “podem tudo”, como diz a genial sacada de marketing de valorizar a mulher, materializada na propaganda da Tracker da GM – eles também podem, até mesmo se destacar como os melhores!

Autor

José Carlos Buch
É advogado e articulista de O Regional.