Meu amigo robô

O cãozinho Dog mora sozinho em um apartamento em Manhattan. Certa vez, vê na TV um anúncio de venda de robôs que servem de acompanhantes e resolve comprar um. O robô é enviado, e entre eles nasce uma duradoura amizade. Até que num passeio na praia, Dog abandona seu melhor amigo e parte para novos rumos.
Exibido em Cannes e indicado ao Oscar de melhor animação desse ano, ‘Meu amigo robô’ venceu prêmio especial em Toronto e o principal prêmio em dois festivais especializados em fitas infantis e animação, o Annie e o Annecy. É uma graciosa animação para jovens e adultos, uma adaptação para as telas da popular graphic novel da norte-americana Sara Varon, romancista e ilustradora gráfica infantil, conhecida por criar personagens de animais; ela lançou ‘Robot dreams’ em 2007, fazendo sucesso entre os leitores. É sobre um cão que mora sozinho num apartamento na Nova York dos anos 80 e adquire um robô para acabar com sua solidão. Entre aventuras e desventuras, os dois se tornarão grandes amigos, até que um fatídico dia na praia poderá colocar um fim naquela relação. Sem diálogos, tem muitos momentos cômicos, outros românticos e referências ao mundo do cinema, com relação direta a ‘O mágico de Oz’, ‘Star Wars’ e até ‘O iluminado’ - uma canção famosa dos anos 70 é cantada e assobiada pelos personagens, ‘September’, do grupo Earth, Wind & Fire. O robô, que não tem nome na história, lembra a concepção do robô Robbie, de ‘Planeta proibido’ (1956).
O cineasta espanhol Pablo Berger realiza filmes diferentes, com narrativas fora do comum, como a comédia dramática ‘Da cama para a fama’ (2003) e a fantasia ‘Branca de Neve’ (2012), que recria, numa Espanha dos anos 20, em preto-e-branco, o notório conto dos irmãos Grimm. Além de dirigir, também escreve o roteiro e produz, que é o que fez em ‘Meu amigo robô’. Um filme para toda a família, que fala sobre o poder da amizade e toca ainda em questões de diversidade e aceitação em um mundo que muda a todo instante.
Teve distribuição nos cinemas pela Imovision, e agora sai em DVD em edição especial pela Obras-primas do cinema em parceria com a Imovision, com luva e 15 minutos de extras. Disponível ainda na plataforma online da Reserva Imovision e para aluguel no Prime Channels e Youtube Filmes.
Meu amigo robô (Robot dreams). Espanha/França, 2023, 102 minutos. Animação. Colorido. Dirigido por Pablo Berger. Distribuição: Imovision e Obras-primas do Cinema.
Autor
