Mente sã, corpo são

Janeiro branco é o mês de conscientização sobre os cuidados com a saúde mental e emocional. Os índices de incidência de transtornos mentais no Brasil tiveram aumentos relevantes nos últimos tempos, com impactos sociais, produtivos e financeiros. A depressão e a ansiedade são os transtornos mais comuns observados na população. Mesmo assim, o tabu ainda existe por falta de compreensão sobre o tema, levando à dificuldade de aceitação, vergonha, medo de desfechos negativos e impactantes na reputação ou carreira.

A expressão derivada do poeta romano Juvenal 'mens sana in corpore sano' é uma famosa citação que significa "uma mente sã num corpo são". Os cuidados com a mente refletem-se no corpo. Paz de espírito e corpo saudável são consequências inevitáveis.

Sabemos que problemas vão surgir na vida de todos nós, mas a forma como lidamos com eles, com as cobranças da vida, com nossos limites, desejos e ambições está muito relacionada à nossa saúde mental.

As nossas emoções, comportamentos e fisiologia são diretamente influenciados por nossas avaliações e interpretações dos eventos. Em outras palavras, a maneira como interpretamos as situações afeta o comportamento e os sentimentos. O questionamento dos pensamentos irrealistas e desadaptativos, além de manter uma rotina saudável com sono de qualidade, atividades físicas e boa alimentação são essenciais para lidar melhor com as adversidades.

Falar de saúde mental é ter um propósito de vida. É conseguir observar e lidar com o desenvolvimento das diversas áreas como: saúde física, mental, relacionamentos interpessoais, espiritualidade, hobbies, setor profissional, entre outras.

Cuidar da mente é cuidar da vida! Cuide-se bem e seja saudável.

Autor

Ivete Marques de Oliveira
Psicóloga clínica, pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental pela Famerp