Megatubarão, surpresa das bilheterias de 2018, ganha sequência

Desde que Tubarão se tornou um imenso sucesso dos cinemas em 1975, projetando Steven Spielberg, com uma bilheteria que só seria superada por Star Wars dois anos depois, que o tema do maior predador dos mares se tornou recorrente nas telas. Todo tipo de tubarão e sequências possíveis foram tentadas, até um filme sobre o maior tubarão que já existiu: o Megalodonte, um gigante de mais de 20 metros. Felizmente, esse monstro pré-histórico real desapareceu dos mares milhões de anos antes do ser humano pisar no planeta, mas o filme Megatubarão em 2018, o trouxe de volta, pelo menos virtualmente. E não deu outra: com um investimento de pouco mais de 100 milhões de dólares, quase todo gasto em efeitos digitais para dar realismo ao bicho, o filme rendeu mais de meio bilhão de dólares, digno da Marvel nos bons tempos. A produção foi baseada no livro de 1999, The Trench, de Steve Alten.

A pandemia atrasou a realização da sequência inevitável, mas Megatubarão 2 está nos cinemas desde quinta-feira. Em Catanduva, no CineX do Garden Shopping.

No primeiro longa, na fossa mais profunda do Oceano Pacífico, a tripulação de um submarino ficava presa após ser atacada por um tubarão gigantesco e pré-histórico, o Megalodonte. Eles tinham que enfrentar o perigo e impedir que a criatura atacasse as praias da China. Naquela época, o imenso mercado chinês era a Meca dos estúdios.

O elenco do primeiro filme contava com Jason Statham, como o mergulhador Jonas Taylor, Li Bingbing, como a oceanógrafa Suyin Zhang, e Rainn Wilson, como o bilionário Jack Morris. O filme foi dirigido por Jon Turteltaub, conhecido por filmes como A Lenda do Tesouro Perdido e Última Viagem a Vegas.

Megatubarão 2 promete ser ainda mais eletrizante e assustador que o primeiro. O filme se passa cinco anos depois dos eventos do anterior, e mostra que o Megalodonte não era o único de sua espécie. Um novo megatubarão surge das profundezas do oceano, maior e mais feroz que o anterior, e ameaça causar uma catástrofe mundial.

A sequência tem um novo diretor, Ben Wheatley, que já trabalhou em filmes como Free Fire e Rebecca. O elenco também tem novidades, como o ex-lutador Dave Bautista (o Drax, de Guardiões da Galáxia), que interpreta o ex-militar Eddie Hawkins. Também Ruby Rose, que faz a bióloga marinha Jules Pierce, e Scott Eastwood, que vive o piloto de helicóptero Mike Taylor, filho de Jonas. Completam o elenco Sienna Guillory e Cliff Curtis. A intenção da Warner é que Megatubarão se estabeleça como uma nova franquia do estúdio, meio que unindo o tema do Tubarão com Jurassic Park.  

Autor

Sid Castro
É escritor e colunista de O Regional.