Martha

Documentário da Netflix sobre vida e carreira da culinarista e apresentadora de TV Martha Stewart, do auge com seus programas pioneiros de cozinha e decoração na TV nos anos 70 até sua prisão nos anos 2000, acusada de fraude.

Com sua fina elegância, Martha Stewart (1941-) abriu portas para os programas de culinária na televisão norte-americana a partir dos anos 70. Comandou por décadas um programa próprio de gastronomia e decoração, cuja audiência era fenomenal, influenciando gente de todo o mundo. Apelidada de ‘Rainha do Lar’, publicou dezenas de livros de culinária, teve casamentos problemáticos e hoje, isolada numa casa de campo onde cuida dos jardins, usufrui de uma fortuna estimada em 600 milhões de dólares. A vida e a trajetória de altos e baixos de Martha são destaque nesse documentário estiloso da Netflix, que vive acertando quando faz biografias. O longa, lançado um mês atrás, acompanha a carreira de Martha desde a juventude até os dias atuais, e não passa em branco no escândalo que ela enfrentou por quase uma década: entre 2001 e 2010 foi acusada de obstruir a justiça durante a investigação de um caso de ‘Insider trading’, relacionado à venda de ações de uma empresa de biotecnologia de um amigo, e sentenciada a cinco meses de prisão. O caso judicial estampou o noticiário da época e só se falava nisso.

No filme Martha abre sua casa para receber a equipe de filmagem e conta sobre tudo, dos relacionamentos amorosos e casamentos fracassados, do convívio na prisão com as encarceradas, da dificuldade em retomar a carreira após a prisão, quando tentou recriar seus programas antigos. É um bom doc, que trata de todos esses temas com nitidez e mostra que aos 83 anos, Martha continua sinônimo de elegância e sofisticação. Do diretor duas vezes ganhador do Emmy R.J. Cutler.

Martha (Idem). EUA, 2024, 115 min. Documentário. Colorido/Preto-e-branco. Dirigido por R.J. Cutler. Distribuição: Netflix

Autor

Felipe Brida
Jornalista e Crítico de Cinema. Professor de Comunicação e Artes no Imes, Fatec e Senac Catanduva