Maria Madalena

A série mexicana que está disponível na Netflix narra a época de Jesus tendo como referencial a trajetória de Maria Madalena, nos levando a conhecer um lado quase desconhecido e pouco divulgado da mesma.

Maria Madalena falava vários idiomas, sabia ler e conhecia vários assuntos nada comum às mulheres da época, visto que elas nem se sentavam à mesa para as refeições, tidas como objeto e produto de servidão.

As filmagens tiveram locações no Marrocos e na Colômbia, com a produção de cenários da cidade de Tiberíades, local em que Maria Madalena serviu como escrava ao general romano Caio Valério, e em La Guajira, Deserto de Tatacoa, Vila de Léiva, Guatavita, Bogotá.

É muito interessante conhecer uma história através de um olhar sem julgamentos que nos dá a possibilidade de entender o que se passava naquele lugar, nos mostrando o quanto a presença e vida de Madalena incomodou muitos que estavam perto de Jesus.

A série é capaz de relatar fatos que para muitos foi ensinado de forma a não se compreender a real grandeza daquela mulher, numa onipotência vigente que prevalecia o domínio dos homens sobre as mulheres, visto que no contexto histórico era assim que acontecia.

O interessante da série foi ter relatado não só o quanto a figura feminina era mantida em cárcere pelo poder absoluto de quem as dominavam, mas a importância que Madalena teve em suas posições diante de algumas situações em que sua opinião foi fundamental e reconhecida, que mesmo para fins de sedução de quem a tentava seduzir, mostrava o quanto ela tinha clareza e conhecimento sobre sua fala.

Como era difícil ser mulher naquela época, visto que elas só existiam para servir e reproduzir num contexto hierárquico de domínio e exploração.

Maria Madalena transgrediu regras e talvez por isto se tornou tão importante para a história da igreja, desafiando uma sociedade opressora, tornando-se uma das mais devotas seguidoras de Jesus, tendo entendido sua proposta de vida diante de um contexto social e religioso vigente da época, que clamavam por mudanças e igualdades.

Quando na história acontece a ressurreição de Jesus, foi Madalena que o viu e a quem Ele apareceu mostrando sua grandeza como transgressora de uma época em que a mulher não tinha voz: Jesus deu-lhe voz, a escutou, e a convidou para sentar-se junto à mesa com Ele, seus apóstolos e com Maria.

Tantas mulheres se tornaram importantes depois dela, relatando uma história perdida que renasce sempre para nos mostrar a grandeza da igualdade que a sociedade necessita continuar lutando e acreditando.

Maria, Madre Tereza de Calcutá, Maria Madalena, Melanie Klein, Anna Freud, Chiara Lubich, Simone de Beauvoir, princesa Isabel, Anita Garibaldi, Joanna d’Arc, Greta Thunberg e muitas outras anônimas que estão escondidas por aí para nos lembrar que renascemos delas todos os dias.

A série é muito bonita, e independente da crença, é sem dúvida uma aula de história. No mês da mulher, dedico meu texto a todas as mulheres, a elas também.

Este texto foi escrito ao som da música “Madalena” com Elis Regina.

Autor

Claudia Zogheib
Psicóloga clínica, psicanalista, especialista pela USP, atende presencialmente e online. Redes sociais e sites: @claudiazogheib, @augurihumanamente, @cinemaeartenodivã, www.claudiazogheib.com.br e www.augurihumanamente.com.br | Foto: Giovanna Mendes @giovannamendesb ©