Mamonas Assassinas, o Filme, Patos e Wish são atrações de férias no cinema

Nas férias escolares, os cinemas tendem a exibir filmes que atraiam esse público, enquanto as aulas não voltam. No CineX, de Catanduva, duas estreias: Wish, o Poder do Desejo, animação da Disney e Patos, da Universal. Mas para o público um pouco maior (ou nem tanto), existem outras opções, com destaque para o brasileiro Mamonas Assassinas: o Filme; e mais Aquaman 2: o Reino Perdido; Minha Irmã e Eu, produção nacional estrelada por Ingrid Guimarães e Tatá Werneck; e Wonka, a prequel da Fantástica Fábrica de Chocolate.

Detentora absoluta do entretenimento e animações durante décadas, a Disney não tem tido muito sucesso em seus desenhos mais recentes. Mas sempre há uma “produção Disney” nos cinemas. Concebida para marcar os 100 anos do estúdio, Wish faz referência a inúmeras produções da própria empresa, usando todos os clichês que a fizeram um sucesso mundial.

A trama se passa no Reino Mágico de Rosas, cujos habitantes podem ter seus desejos realizados pelo Rei Magnífico, que através da magia, escolhe uma pessoa para transformar seus sonhos em realidade. Até que Asha, uma jovem idealista do reino, descobre que o rei não é tão nobre assim. Desiludida, Asha faz um pedido aos céus com tamanha vontade, que recebe uma estrelinha mágica que se parece com um tomagotchi, capaz de realizar desejos, o que deixa o rei nada satisfeito.

Patos!, animação da Universal, conta a história da família Mallard (de patos, claro), que vive sua rotina entediante. Até que um grupo de patos migratórios aterrissa em seu lago, e despertam sua imaginação com histórias maravilhosas de outros lugares. Os Mallard decidem então iniciar uma jornada até a tropical Jamaica, passando por Nova York, mas as coisas se complicam.

O filme é produzido pela Illumination, estúdio que criou os populares Minions, a partir de Meu Malvado Favorito. Na versão brasileira, a dublagem recebe as vozes de Ary Fontoura, Claudia Raia, Henrique Fogaça e Danni Suzuki. Patos! se tornou um sucesso em todo o mundo, nas bilheterias do Ano Novo.

Filmes com biografias de astros musicais tem se tornado uma tendência, como vimos com Elvis, Whitney, Elton John, Renato Russo, Elis Regina e tantos outros.

Mamonas Assassinas é a cinebiografia da banda de Guarulhos que estourou em todo o Brasil nos anos 95 e 96. Dirigido por Edson Spinello (Rei Davi) conta a história do grupo que protagonizou uma verdadeira “mamonamania”, com suas músicas humorísticas e performances bizarras. Apesar de seu humor de duplo sentido, caiu até nas graças da criançada. No auge de todo o sucesso, no entanto, uma tragédia: a banda toda morreu na queda do seu avião na Serra da Cantareira, em 1996, provocando comoção nacional. Apesar de contar com toda a banda, o filme é mais focado na figura do cantor Dinho (Ruy Brissac).

Autor

Sid Castro
É escritor e colunista de O Regional.