Liberdade e a irrestrita necessidade de se ter leis

E novamente retornamos ao debate sobre a liberdade de expressão! Ricos e detentores dos meios de informação tentam manipular e imprimir formas e meios de impregnar a sociedade com mentiras e discurso de ódio por meio do dinheiro. Diversos sites e personalidades da internet tem se valido do uso dos recursos milionários para alcançar pessoas, que por sua vez, não buscam informações reais, ou que validam, em si, comportamentos agressivos, mentirosos e de ódio para sua reprodução.

Não é difícil chegar em algum grupo e diversos vídeos manipulados ou com notícias falsas chegarem aos montes, afagando a alma dos mais extremistas, que por sua vez, não dispendiam sequer um minuto para buscar se há verdade ou não. Para esses, o Brasil está em uma ditadura. Que aliás, repete-se historicamente o mesmo discurso de 1964 e a tão fantasiosa Ditadura Comunista, que sabiamente, nunca aconteceu e que nunca vai acontecer. Argumento esse que já foi descredibilizado não só pela história da redemocratização, como recentemente, pelo ministro Barroso.

O fato é que ter liberdade de expressão nunca validou a liberdade de propagação de mentiras, nem tampouco, de discursos de ódio, preconceito e outras formas de violência. A liberdade não é irrestrita, se com base nela, se comete crimes e instiga os mais incautos a cometê-los. Mas parece que no Brasil, as contas bancárias sobressaem-se aos direitos básicos, já que milionários sempre se valem dos meios de informação para fomentar o ódio, disseminar mentiras e instigar a prática ao crime.

Nesse sentido, é fato que o exercício da liberdade em sociedade nunca foi irrestrito, afinal, não nos é permitido roubar, assassinar, nem tampouco, cometer crimes de ódio, tais ações são passíveis de punição, portanto, o que faz você acreditar que nas redes sociais essa liberdade ganha características diferentes? A internet não pode ser tomada por alienações, é preciso ter cautela tanto naquilo que se vê, bem como naquilo que se propaga.

E acreditem, nenhum desses milionários, sejam pessoas ou empresas, estão preocupados com sua liberdade de expressar seu preconceito e ódio, eles querem te manipular para que cada vez mais, consigam aumentar seu poder financeiro e seu capital cultural, em especial, manipulando os mais extremistas. E você, que se afina com esses discursos e que na maioria das vezes é trabalhador, labutando 40 a 44 horas semanais e que por vezes, faz bico para sobreviver e que ainda levanta a bandeira de que é um detentor do capital, sinto informar, você é mão de obra e serve aos meios capitalistas que fomentam ganhos daqueles que o detém, nada mais, o que difere é que ainda não conseguiu observar que faz parte de uma engrenagem que nunca tende a voltar para quem realmente produz, o trabalhador.

Por isso, esses milionários precisam alardear e causar tumulto, primeiro porque eles têm os mesmos valores que você, ou seja, as atitudes fomentadas são validadas conscientemente e segundo, porque se pensarem em realmente ter uma consciência de classe e buscarem melhorias aos trabalhadores, eles não mais poderão dominar financeira e culturalmente seus empregados.

Se faz necessário estudar, pesquisar, ler e sair da bolha do whatsapp e de grupos restritos, a internet é vasto campo para pesquisa, porém, ela não pode ser espaço para o ódio e mentiras.

Autor

Eduardo Benetti
Professor Recreacionista em Catanduva