Legítimo rei

Coroado rei dos escoceses, Robert I (Chris Pine), conhecido como ‘Robert the Bruce’, lidera a Escócia contra as forças inglesas na Guerra de Independência do país.

Com ar de filme épico, ‘Legítimo rei’ é um bom filme de luta de espada, baseado em história real e produzido e lançado pela Netflix em 2018. Foi exibido no Festival Internacional de Toronto com 20 minutos a menos, onde causou burburinhos por causa de uma cena de nu frontal do astro Chris Pine, o galã desse filme e da franquia para cinema de ‘Star Trek’. O filme tem uma parte técnica excepcional, já começando com um travelling longo, de nove minutos, onde a câmera passa por uma vela, depois um juramento, uma rápida batalha e um ataque ao castelo.

Narra a jornada do jovem rei Robert I, conhecido como ‘Robert the Bruce’ (1274-1329) que, no século XIV, lutou bravamente para conquistar a independência da Escócia, travando batalhas intermináveis contra o temível exército inglês. Foram muitas as guerras de independência da Escócia, e aqui o foco são nas duas últimas, entre 1303 e 1328, ano de sagração da independência, período quando Robert desafiou tanto o rei inglês Eduardo I quanto seu filho, Eduardo, Príncipe de Wales. Devido ao comportamento intimidador e corajoso, Robert foi tido pelos rivais como um ‘fora-da-lei’, e, portanto, procurado por todos os lugares como um bandido – o título original do filme, reparem, é ‘Rei Fora-da-lei’.

Há cenas bem executadas de batalha com trabucos/trebuchet, invasões ao palácio real pelas muralhas e luta de espadas, e algumas sanguinárias, como um estripamento chocante. A fotografia é uma façanha primorosa, assinada por Barry Ackroyd, indicado ao Oscar por ‘Guerra ao terror’ (2008). Direção e roteiro caprichados do britânico David Mackenzie, diretor de ‘O jovem Adam’ (2003), ‘Sentidos do amor’ (2011) e ‘A qualquer custo’ (2016).

A independência da Escócia já apareceu em pelo menos dois filmes, no clássico ganhador do Oscar ‘Coração valente’ (1995), de e com Mel Gibson, e em ‘O rei da Escócia’ (2019), um spinoff do filme citado. Assistam, está na Netflix.

Legítimo rei (Outlaw king). Reino Unido/EUA, 2018, 121 minutos. Drama/Ação. Colorido. Dirigido por David Mackenzie. Distribuição: Netflix

Autor

Felipe Brida
Jornalista e Crítico de Cinema. Professor de Comunicação e Artes no Imes, Fatec e Senac Catanduva