La Bamba
Cantor e compositor de descendência mexicana, Ritchie Valens (Lou Diamond Phillips) surge na onda inicial do rock and roll no final dos anos 50, despertando a atenção do mundo para suas músicas agitadas e seu estilo próprio no palco. A carreira durou pouco, apenas dois anos, encerrando-se com sua morte trágica e prematura em um acidente de avião em 1959.
Cinebiografia do cantor e compositor de família mexicana Ritchie Valens, um filme que fez sucesso nos cinemas e nas reprises da TV. Orçado em U$ 6 milhões, teve uma bilheteria avassaladora para esse estilo de filme, U$ 55 milhões, lançando o ator Lou Diamond Phillips, também de descendência mexicana, e que seria um rosto frequente no cinema americano daquela época. Escrito e dirigido por Luis Valdez, de ‘Bailes mexicanos’ (1981), que fez pouquíssimos filmes, sendo esse seu longa mais conhecido.
O filme abriria as portas para as cinebiografias musicais modernas, resultando numa obra de muita energia e irresistível. Mostra todas as fases da vida de Valens, do nascimento na pobreza, em 1941, numa área rural do subúrbio de Los Angeles até a morte de avião aos 17 anos. Richard Steven Valenzuela era descendente de mexicanos, foi abandonado pelo pai, criado pela mãe e tinha como melhor amigo o irmão, Bob, que arrumava confusão e o arrastava para as tretas. Tinha sonho em ser cantor, até que aos 15 anos comprou uma guitarra e formou uma pequena banda. Após 60 tentativas em gravadoras, foi descoberto por um empresário e gravou o primeiro hit, "Come on let's go", em 1958 – ele tinha 16 anos. Meses depois, com o surgimento do rock and roll no mundo, Valens aproveitou o momento e gravou dois outros hits, ‘Donna’, que fala de uma paixão da escola, e ‘La bamba’, releitura de uma música folclórica mexicana. A carreira terminou cedo – no dia 3 de fevereiro de 1959, Valens, com apenas 17 anos, morreu em um acidente aéreo ao lado de dois jovens astros do rock, Buddy Holly e The Big Bopper – o monomotor conduzido por um piloto inexperiente saiu de Iowa com destino a Dakota do Norte, enfrentou uma forte nevasca logo após decolar e caiu em um milharal, matando todos os ocupantes. A tragédia que ficou conhecida como "O dia em que a música morreu".
Recebeu indicação ao Globo de Ouro de melhor filme de drama e ao Grammy de melhor canção (‘La Bamba’, cantada por Los Lobos, para o filme). É um filme marcante, que na época alegrou e emocionou muita gente, e ainda provoca esse sentimento. Nesse ano saiu numa ótima cópia em bluray pela Classicline, com muitos extras.
La Bamba (Idem). EUA, 1987, 108 minutos. Drama/Musical. Colorido. Dirigido por Luis Valdez. Distribuição: Columbia Pictures (DVD de 2003) e Classicline (Bluray de 2025)
Autor