Jogue a mamãe do trem

Jogue a mamãe do trem

Larry (Billy Crystal) é um jovem professor que está à beira de um ataque de nervos por causa da ex-mulher, que roubou a ideia de seu novo livro. Numa conversa com um de seus alunos, Owen (Danny De Vito), diz que desejaria ver sua ex morta. Owen tem problemas com sua mãe, uma senhora doente e muito megera (Anne Ramsey), então propõe um acordo com ele: um deve eliminar o desafeto do outro, sem deixar pistas. Porém os planos não sairão como combinado. 

Um dos filmes mais hilários do cinema, e também um dos mais macabros com seu humor negro e perverso, que fez uma legião de fãs e marcou época nas sessões da tarde. Ele parodia o clássico de suspense 'Pacto sinistro' (1951), de Alfred Hitchcock, sobre um assassino que bola um plano com um tenista numa viagem de trem, em que ambos têm de eliminar o desafeto do outro, sem deixar vestígios do crime.

O tal filme-referência aparece numa cena de 'Jogue a mamãe do trem', exatamente o momento em que o personagem Owen, de Danny De Vito (que está inspirado e muito engraçado) está no cinema assistindo-o e pensa no assassinato. Owen é um sujeito infantilizado, que vive com mãe, uma megera que bate nele toda vez que o encontra (a atriz Anne Ramsey foi indicada ao Oscar de coadjuvante e morreria meses depois de enfisema, aos 59 anos – ela ficou conhecida pelo papel da matriarca vilã de 'Os Goonies').

Do outro lado da história tem um professor e escritor com bloqueio criativo (Billy Crystal, também bem no filme) enfurecido com a ex-mulher e que deseja sua morte. O plano é citado, mas até que o objetivo seja atingido uma série de situações burlescas e inusitadas irão ocorrer. 

As ideias assassinas de Owen é um barato, ele imagina matar a mãe com veneno de rato e até com uma tesoura na cabeça, porém só pensa e nunca comete o crime. Jogá-la do trem pode ser uma opção, e para sabermos se isso dará certo, temos de ver até o final! 

Tem muito humor, é um filme rápido, de 88 minutos, com um trio de aplaudir de pé (De Vito, Anne e Crystal). Acho que muitos dos leitores vão se lembrar desse clássico da comédia e vão querer rever. O filme já existia em DVD pela MGM (numa cópia de 2004) e agora acaba de sair no box 'Sessão anos 80 – volume 10', pelas Obras-Primas do Cinema, com outros filmes legais e tambpem no estilo ‘Sessão a tarde’: 'Garota sinal verde' (1985), 'Tuff Turf: O rebelde' (1985) e 'Está sobrando uma mulher' (1987). O box contém cards e extras nos dois discos. 

 

Jogue a mamãe do trem (Throw mamma from the train). EUA, 1988, 88 minutos. Comédia. Colorido. Dirigido por Danny De Vito. Distribuição: Obras-primas do Cinema (Box de 2022) e MGM (DVD de 2004)

Autor

Felipe Brida
Jornalista e Crítico de Cinema. Professor de Comunicação e Artes no Imes, Fatec e Senac Catanduva