Jogos de guerra

David (Matthew Broderick), um jovem gênio da informática, ao participar de um jogo em seu computador, acaba acessando dados secretos do Departamento de Defesa americano. O que parecia uma brincadeira divertida com uma máquina se transforma numa enorme confusão, o que coloca os Estados Unidos em estado de alerta para uma possível Terceira Guerra Mundial.

Fita de ação e aventura que ajudou a consagrar Matthew Broderick no cinema, na época com 20 anos. O ator faria filmes de destaque nos anos 80, como ‘O feitiço de Áquila’ (1985), e protagonizaria fitas teen de sucesso, dentre elas ‘Curtindo a vida adoidado’ (1986), ‘Projeto secreto – Macacos’ (1987) e ‘Metido em encrencas’ (1988).

Nessa aventura cibernética que vira thriller de espionagem, com um pé no universo scifi, o diretor britânico John Badham, de ‘Os embalos de sábado à noite’ (1977), ‘Trovão azul’ (1983), ‘Short circuit – Um robô em curto-circuito’ (1986), ‘Tocaia’ (1987), ‘A assassina’ (1993) e ‘Zona mortal’ (1994), seria um visionário ao falar sobre o controle da inteligência artificial e ao ataque hacker, temas incomuns até porque os computadores – domésticos e de empresas - só seriam expandidos 15 anos mais tarde. Aqui o pequeno gênio da informática, papel de Broderick, seria um hacker por acaso, já que invadiu o sistema de defesa do governo americano, e por pouco não iniciou uma guerra contra a extinta URSS - o contexto é datado, da Guerra Fria com a corrida armamentista e de inteligência das máquinas em disputa entre os dois blocos.

Exibido na TV várias vezes, é divertido, cheio de momentos de tensão, com Broderick em seu segundo longo – e o primeiro como protagonista, ajudado por veteranos em papéis legais, como Dabney Coleman, de ‘Como eliminar seu chefe’ (1980), Barry Corbin, de ‘Honkytonk Man - A última canção’ (1982), e John Wood, de ‘Salvem-me quem puder’ (1986). Outra iniciante era a atriz Ally Shedy, que foi promessa do cinema e fez filmes teen conhecidos do público nos anos 80, como ‘Clube dos cinco’ (1985) e ‘Cinderela às avessas’ (1987).

Com boa direção de arte e um roteiro bem movimento, dos indicados ao Oscar Lawrence Lasker e Walter F. Parkes, ‘Jogos de guerra’ recebeu três indicações ao Oscar – melhor roteiro original, fotografia e som, e ainda indicação ao Bafta de direção de arte e efeitos visuais – no Bafta ganhou de melhor som.

Em 2003 o filme saiu em DVD pela MGM, e há poucos meses ganhou uma boa cópia com extras, pelas Obras-primas do Cinema.

Jogos de guerra (WarGames). EUA, 1983, 112 minutos. Ação/Aventura. Colorido. Dirigido por John Badham. Distribuição: Obras-primas do Cinema

Autor

Felipe Brida
Jornalista e Crítico de Cinema. Professor de Comunicação e Artes no Imes, Fatec e Senac Catanduva