Ipiranga Futebol Clube

Inúmeros foram os times de futebol que fizeram história em Catanduva, deixando suas marcas e lembranças ao longo do tempo. Dentre eles, estava o Clube Atlético Ipiranga. 

O termo Ypiranga, na verdade, se referia a um time de futebol que se organizou na cidade de São Paulo, por volta do ano de 1906, considerada uma das primeiras agremiações paulistas. Era um time de sucesso e que vinha atraindo grande número de torcedores, não só no Estado, mas em todo o país como um todo. O time foi também um dos membros fundadores da Federação Paulista de Futebol. 

De acordo com relatos de pessoas mais velhas, o Clube Atlético Ypiranga, lá nas décadas de 1910 e 1920, juntamente com o Corinthians e o Palmeiras (na época, conhecido como Palestra Itália), eram os únicos times de expressão que não eram associados a elite paulistana, e que tiveram, por esse motivo, grande aceitação popular. 

Entre os seus jogadores, vários craques fizeram parte de seu elenco, como, por exemplo, Arthur Friedenreich, artilheiro do Campeonato Paulista em 1914 e 1917 e o goleiro Moacir Barbosa Nascimento, mais conhecido como Barbosa, que defendeu a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1950. 

Um fato curioso, é que mesmo com toda essa arte de jogar futebol, o Clube Atlético Ypiranga nunca conseguiu ganhar um único título, e acabou sendo rebaixado para a Segunda Divisão no ano de 1959.  

Ipiranga catanduvense  

Diante desse desempenho, times de várias cidades passaram a utilizar a nomenclatura Ipiranga, já que esta estava muito ligada ao bom sucesso e ao talento dentro do campo. 

Foi a partir dessa mesma ideia, que surgiu em Catanduva o Ipiranga Futebol Clube. 

Surgido no ano de 1925, no bairro São Francisco, esta nova agremiação teve como primeiro presidente a figura do Sr. Basílio Cebaroli, muito popular naquela pequena comunidade, tão importante nos períodos iniciais de nosso povoado. 

Passado alguns anos, por volta de 1938, tivemos outro time catanduvense que passou a utilizar o termo Ipiranga – o Clube Atlético Ipiranga – formado na região do bairro do Higienópolis. 

O surgimento deste time se deu pela iniciativa de Vivaldo Gonçalves, que, num primeiro momento, reuniu meninos que eram craques nas famosas “peladas”, com idade entre 12 e 15 anos. Formou-se, assim, o inicial Ipiranguinha. 

Vivaldo, depois de exercer sua rotina de trabalho, que era vender bilhetes de loteria e fazer apostas do jogo do bicho (que nessa época era permitida), se dirigia a um terreno na esquina das ruas Três de Maio e Campinas, onde treinava essa meninada. 

O técnico sempre foi muito admirado pelos garotos e ministrava orientações técnicas sobre futebol. Muitos desses meninos se destacaram em nossa cidade, como Afonso Galindo, Albino Marcelo, Cid Castilho, Édie Frey, entre outros.  

Clube Atlético Ipiranga  

Com o passar dos anos, e através do bom trabalho realizado por Vivaldo, este conseguiu transformar em realidade um sonho que sempre o acompanhou: transformar seu modesto time do Ipiranguinha em um time mais respeitado, de valor, composto não mais por meninos, mas por homens dispostos a suar realmente a camisa e dar um verdadeiro show dentro do campo. Surgia assim, em 1945, o Clube Atlético Ipiranga. 

Depois de organizada sua primeira diretoria, Vivaldo Gonçalves assumiu o cargo de presidente, deixando a responsabilidade técnica à seu irmão, José Maria. 

Por consequência de seu novo trabalho, anos mais tarde, na Estrada de Ferro, Vivaldo passou a não ter mais tempo de ficar à frente da presidência do clube e foi obrigado a deixar a função, sendo substituído por grandes homens que se dedicaram ao máximo a essa agremiação. Dentre eles, podemos citar: os irmãos David e Mário Antunes, José Pinto Figueiredo, Doildo Etruri, Renato Pizarro, João Gardini, Eloy Gonçalves e Rubens Castilho. 

Um dos principais problemas do time sempre foi a falta de espaço para o treinamento, pois sempre dependiam da boa ação dos outros que cediam terrenos para os treinos dos jogadores. Esse problema foi sanado na gestão de Eloy Gonçalves, que num ato de demonstração de total apego pelo time, adquiriu um amplo terreno, incorporando-o ao patrimônio do Clube Atlético Ipiranga. 

O time fazia sucesso entre a população catanduvense e era muito bem visto pelos torcedores, trazendo muitas alegrias por vários anos em Catanduva e região. 

Porém, por uma série de razões, o Clube Atlético Ipiranga foi diminuindo suas atividades até chegar a sua total extinção. Mas, com certeza, deixou registrado na memória grandes momentos ligados à arte de jogar futebol. 

 

Fonte de Pesquisa: 

 - Acervo do Centro Cultural e Histórico Padre Albino

 

E:\Trabalho\O Regional\Matérias Jornal\2012\12 - Dezembro 2012\Futebol - 16-12-2012\01.JPG 

Equipe do Clube Atlético Ipiranga, em 1949, no Estádio Sílvio Salles, na rua Amazonas. Da direita para a esquerda: Faccinho, Dico, Batista, João Paulo, Gercy, Malachias, Rubens, Nenê, Gué, Nelsinho e Tolôco  

 

 

E:\Trabalho\O Regional\Matérias Jornal\2012\12 - Dezembro 2012\Futebol - 16-12-2012\03.JPG 

Equipe do Clube Atlético Ipiranga, em 1947, no campo próprio, que se localizava na rua São Paulo esquina com avenida São Domingos. Na foto, temos a linha de ataque: Tanto, Flávio, Batista, Nontoni e Grané. O terreno foi adquirido pelo Sr. Eloy Gonçalves  

 

 

E:\Trabalho\O Regional\Matérias Jornal\2012\12 - Dezembro 2012\Futebol - 16-12-2012\04.jpg 

Dentre os grandes nomes que passaram pelo time paulista Clube Atlético Ypiranga, temos a figura do goleiro Moacir Barbosa Nascimento, mais conhecido como Barbosa, que defendeu a Seleção Brasileira na Copa do Mundo em 1950. Nessa copa, Barbosa ficou lembrado, infelizmente, por sua participação na derrota do Brasil na final com o Uruguai, por 2 X 1, principalmente pelo segundo gol uruguaio marcado por Alcides Ghiggia, em pleno Estádio do Maracanã  

 

 

 

E:\Trabalho\O Regional\Matérias Jornal\2012\12 - Dezembro 2012\Futebol - 16-12-2012\05.jpg 

Escudo do Clube Atlético Ypiranga, surgido na cidade de São Paulo em 1906. Por sua grande expressividade e popularidade, o termo Ipiranga passou a ser incorporado em várias agremiações amadoras em diversas localidades, inclusive em Catanduva

Autor

Thiago Baccanelli
Professor de História e colunista de O Regional.