Investimento prioritário

A merenda escolar é um dos itens mais importantes entre as prioridades que devem ser geridas por um administrador público. Devido ao grande tamanho do município, as prioridades não são uma ou outra, como pode se supor ou como temos dentro de nossas casas. São muitas áreas, demandas e necessidades que precisam ser administradas e equilibradas, para que decida sobre quais investimentos fazer. Na área educacional, oferecer merenda de qualidade talvez seja tão importante quanto a questão pedagógica. Afinal, a refeição recebida na escola é a principal do dia para essas crianças e, para muitas delas, a única. Além disso, diante da fome não há projeto educacional que renda frutos. É preciso satisfazer as necessidades básicas do ser humano para avançar um nível, tal qual exposto na hierarquia de necessidades de Maslow, também conhecida como pirâmide de Maslow. Trata-se de uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de “escalar” uma hierarquia de necessidades para atingir a sua autorrealização. Ele coloca, por exemplo, como necessidades fisiológicas, básicas, a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo. Depois há necessidades de segurança, sociais ou de amor e de estima. Pode parecer filosofia demais, mas é fácil entender que, na prática, não dá para debruçar sobre os estudos quando se tem outras urgências ocupando o corpo e a mente. Isso vale para as questões sociais como um todo que envolvem as crianças, sobretudo nas áreas mais periféricas. As vivências familiares – ou a falta delas – causam reflexo frio em sala de aula.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.