Interpretação

Hoje em dia há uma carência enorme sobre a interpretação de alguns textos, informações e até mesmo algumas colocações triviais. Não é difícil encontrar nas redes algum texto satirizando a dificuldade em interpretar algumas informações.

“Vendo bolo de pote. Sabores: Chocolate, morango e baunilha. Valor: R$ 5,00”. Não demora muito para haver perguntas do tipo, qual o valor, quais os sabores? Há nitidamente uma dificuldade em interpretar informações, dificultando a compreensão da mensagem emitida.

Não obstante a isso, neste mesmo sentido, há aqueles que querem se pronunciar sobre determinada situação sem ao menos compreender o significado da mensagem.

Vamos exemplificar: “Bolo de chocolate é bom”, logo há quem fale, “Todos os bolos são bons”, sem, contudo entender que não houve manifestação acerca de outros bolos, mas sim uma colocação sobre determinado ponto de vista, não quer dizer que há demérito de outros bolos, afinal, pode haver o fato de não se conhecer todos os bolos.

Enfim, parece que há a necessidade de se reafirmar posições ou querer de alguma forma aparecer, sem ao menos ter compreendido a situação ou colocação feita. Esse tipo de carência de interpretação é tão grave quanto a dificuldade de interpretação textual, pois se dá no cotidiano, nas situações da vida.

Na vida, se faz necessário manifestar-se, porém, é imprescindível compreender a situação na qual haver tal manifesto para que não subverta o que foi dito. A máxima é, antes de falar qualquer coisa, tenha ciência do que se está falando para não ser algo inconveniente e vazio. E acima disso, não percamos a oportunidade de aprender a interpretar a vida, de estudar e melhor nosso cotidiano.

Autor

Eduardo Benetti
Professor Recreacionista em Catanduva