Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva

Semana passada escrevi um pouco sobre a fundação da FAFICA – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Catanduva. Volto hoje comentar mais um pouco sobre esta importante instituição de ensino de nossa querida cidade de Catanduva, que além dos cursos de graduação, ainda oferece cursos de pós-graduação Lato Sensu, com vistas ao processo de educação continuada e a atualização de conhecimentos.

Desenvolvimento

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Catanduva (FAFICA) foi criada em 29 de julho de 1966, através da Lei Municipal nº 792/66, e transformada em setembro do mesmo ano, pela Lei nº 803/66, em Entidade Autárquica Municipal, com personalidade jurídica de Direito Público, constituindo-se em entidade sem fins lucrativos, com sede e foro no Município e Comarca de Catanduva. Em 7 de abril de 1967, a escola foi autorizada a funcionar pelo Decreto Estadual nº 47.886/67.

Por meio da Lei Municipal 3.645/2000, alterada pela Lei Municipal 4.596/2008, a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva (FAFICA) foi redenominada Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva (IMES Catanduva).

Os cursos iniciados em 1967 foram Pedagogia, História, Geografia e Letras e o reconhecimento dos mesmos deu-se através do Decreto Federal nº 68.187/71. Em 1976 iniciou-se o curso de Biblioteconomia. Em 1989 foi iniciado o curso de Ciências e em 1994 o Curso de Ciência da Computação. No ano de 1997 o curso de Ciências foi reestruturado originando dois novos cursos: Ciências Biológicas e Matemática. Em 1998 os cursos de Direito, Fisioterapia, Jornalismo e Publicidade e Propaganda tiveram seu início. No ano de 2000 foram iniciados os cursos de Odontologia e Ciências Contábeis.

Em outubro de 2005, foi criado o Instituto Superior de Educação (ISE), o qual passou a abrigar os Cursos de Licenciatura da Instituição: Letras, História, Geografia, Matemática, Ciências Biológicas e Pedagogia. Em 2007 foi iniciado o Curso de Psicologia e em 2008 o curso de Nutrição, que vieram somar-se aos já existentes.

Em 2008, mais uma conquista: o campus universitário. Do prédio central (Rua Maranhão, 898, no Centro), a Instituição passou a funcionar no novo espaço, numa área com mais de 180 mil m², instalado na Avenida Daniel Dalto s/n - Rodovia Washington Luís, Km 382.

Qualidade

Com mais de quatro décadas de experiência na formação de profissionais capacitados, o Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva possui corpo docente composto por doutores, mestres e especialistas com ampla formação acadêmica.

A atual gestão é composta pelo Prof. Me. Paulo Roberto Vieira Marques, diretor; Profa. Ma. Fábia Ferreira da Silva Prieto, vice-diretora; Profa. Dra. Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva, coordenadora de graduação; e Prof. Dr. João Ricardo Araújo dos Santos, coordenador de pesquisa, extensão e pós-graduação.

O IMES Catanduva conta com uma completa infraestrutura que proporciona aos estudantes um aprendizado completo. O novo Campus Universitário, com mais de 180 m², proporciona um aprendizado de qualidade aos alunos dos diferentes cursos da instituição, que hoje oferece Ciências Contábeis, Odontologia, Psicologia, Direito, Fisioterapia, Sistemas para Internet, Nutrição e Arquitetura e Urbanismo.

Além das aulas teóricas em salas de aula devidamente equipadas, com recursos audiovisuais, os diversos laboratórios e as demais salas possibilitam o aprendizado prático do conteúdo necessário para a vivência profissional, destacando, clínica de odontologia, clínicas integradas (fisioterapia, psicologia e nutrição), cozinha – laboratório de nutrição, núcleo jurídico, laboratório de informática, laboratório de materiais dentários, laboratório de psicologia e laboratório multidisciplinar.

Atividades extracurriculares, de interesse local e regional, como cursos de extensão, mini-cursos, semanas universitárias, palestras, seminários e excursões de estudo são oferecidos ao corpo docente, corpo discente e a comunidade, como componentes do projeto de responsabilidade social da Instituição.

Filosofia

De acordo com o site da própria instituição, o IMES Catanduva pauta sua ação educacional nos seguintes valores: cultivo do saber, ética, liberdade, responsabilidade, diversidade e aprimoramento, tendo como princípios norteadores o reconhecimento da importância das ideias e da liberdade intelectual na formação do pensamento humano e da sociedade; aspiração a excelência, por via da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; e o compromisso com a comunidade.

Já no que diz respeito às diretrizes pedagógicas da instituição, essas se resumem em dar ao ensino dinâmica compatível com a realidade brasileira, mediante um planejamento educacional que valorize a formação do estudante, favoreça a aquisição de habilidades e incentive o cultivo de valores e atitudes positivas no processo formativo do profissional; disseminar estímulos para desenvolvimento da mentalidade científica, incentivando pesquisa, experiências de iniciação científica e projetos de extensão, com o intuito de oferecer ao aluno a oportunidade de contribuir para mudanças desejáveis na comunidade em que vive; e instaurar a prática da elaboração, execução e avaliação de projetos que cobrem solução possível, pro parte da universidade.

 

Fotos: Formandos do curso de graduação em Geografia da FAFICA – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Catanduva, no ano de 1986

Autor

Thiago Baccanelli
Professor de História e colunista de O Regional.