Indústria dos games pauta cinema e streaming

Já faz tempo que a indústria cinematográfica era a maior no campo do entretenimento. Desde o final do século XX, os games tomaram a dianteira em faturamento e superaram as indústrias discográficas, de publicações e a cinematográfica.

Diversas adaptações dos jogos maior vendagem foram adaptados para longas, sendo Resident Evil a mais bem recebida pelo público. Outras franquias, como Street Fighter ou Doom, não tiveram repercussão.

Nos streamings, a HBO, agora Max, apresentou Last of Us, série apocalíptica de zumbis. Mais recentemente, já entrou em cartaz pela Paramount + a série de invasões alienígenas Halo, produzida por Steven Spielberg. Dia 10 de abril último, a Prime lançou os oito episódios da primeira temporada da adaptação do famoso game Fallout, sobre um mundo pós-apocalíptico e retrofuturista.

A história de Fallout se passa 200 anos após o apocalipse nuclear. Uma comunidade de sobreviventes vive em abrigos antiaéreos luxuosos, mas é forçada a retornar à paisagem infernal irradiada que seus ancestrais deixaram para trás. Lá, eles descobrem um universo incrivelmente complexo, alegremente estranho e altamente violento.

Ella Purnell (Army of Dead) interpreta Lucy, uma moradora otimista do refúgio com um espírito valente; Aaron Moten dá vida a Maximus, um jovem soldado com um passado trágico, servindo na facção militarista chamada Irmandade do Aço. Walton Goggins é The Ghoul, um caçador de recompensas pragmático e implacável, com um passado misterioso. Kyle MacLachlan (Twin Peaks, Blue Velvet) interpreta o supervisor Hank, ansioso para mudar o mundo e mais CX404, um cão pastor alemão, que deve ser uma peça importante para trama do live-action do game Fallout é da mesma equipe que produziu a série Westerworld.

Halo, que estreou recentemente a segunda temporada, é uma das franquias mais famosas e influentes do mundo dos games. Halo é uma série de jogos de ficção científica que começou em 2001, com o lançamento de Halo: Combat Evolved para o Xbox. O jogo foi um sucesso de crítica e público, e se tornou um dos maiores ícones da plataforma.

A história se passa no século 26, quando a humanidade está em guerra contra uma aliança alienígena chamada Covenant, Eles veneram Halo, uma rede de anéis gigantescos que têm o poder de destruir toda a vida na galáxia.

O protagonista da série é o Master Chief, um supersoldado que usa uma armadura especial. Ele é acompanhado pela Cortana, uma Inteligência Artificial que o auxilia nas missões.

A primeira temporada teve 9 episódios e mostrou como surgiu o Master Chief (Pablo Schreiber), líder dos Spartans, os supersoldados humanos que combatem os alienígenas.

Apesar dos números impressionantes de produção, exibição e distribuição em todo o mundo, as séries baseadas em games (as que fazem sucesso) ficam bem aquém dos valores da indústria dos games. Para 2024, a expectativa é que os videojogos arrecadem nada menos que 242,7 bilhões de dólares. Não custa nada, portanto, às outras indústrias “mais pobres” arriscarem nesse filão.

Autor

Sid Castro
É escritor e colunista de O Regional.