Independência para celebrar e estudar a fundo

A abordagem sobre a Independência do Brasil feita pela direção da escola estadual Dr. Nestor Sampaio Bittencourt, situada no Paque Iracema, precisa servir como exemplo para outras unidades da rede estadual ou mesmo municipal e particular de ensino. Ficou visível para quem esteve no local que os alunos estavam engajados e envolvidos na temática.

Historicamente entre os jovens, esse tipo de abordagem mais lúdica e em que eles podem desenvolver as atividades de forma mais livre e, digamos, autônoma, tende a alcançar melhores resultados.

No Nestor, eles se apropriaram da proposta e literalmente abraçaram a causa, seja nas interpretações de personagens históricos ou mesmo ao torcer pela vitória de suas equipes – favorecendo inclusive as relações de pertencimento e união.

Não há dúvidas de que o estudo foi mais prazeroso e algumas passagens históricas vistas ali, ainda que de forma efusiva e entre amigos, não mais sairão da memória da maioria, facilitando aprendizados e, sobretudo, a formação de cidadãos mais conscientes da nossa própria trajetória enquanto nação.

Isso tudo acabará por prepará-los para os dias que virão e para que compreendem o verdadeiro valor da independência e da liberdade de um povo, em todos os seus mais profundos aspectos.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.