I Feira Comercial e Industrial de Catanduva

Umas das mais tradicionais feiras que Catanduva já abrigou foi a FECIC – Feira Comercial e Industrial de Catanduva, onde sua primeira edição se realizou de 1º a 9 de setembro de 1984, no Recinto de Exposições Permanente João Zancaner.

Na época, Catanduva estava sob o comando do prefeito municipal José Alfredo Luiz Jorge, que esteve sempre envolvido com a ideia da feira. Foi ele mesmo que nomeou a comissão organizadora, composta de: Daniel Palmeira de Lima, presidente; Carlos Eduardo de Oliveira Santos, vice-presidente; Pedro Luís Boso, 1º secretário; Sidney Evaristo Mazzoco, 2º secretário; Ademar Dias Mendonça, 1º tesoureiro; Luiz Antonio Veloso, 2º tesoureiro; Silvério V. Marchesoni, Fuad Bauab, Edson Paulo Gasparini e Mauro Mendes Garcia, membros da comissão. Vale lembrar que na época, Daniel Palmeira de Lima, mesmo sendo jovem, já ocupava a administração do PRODEICA – Projeto de Desenvolvimento Industrial de Catanduva.

Dois meses antes da festa acontecer, os jornais já relatavam as preparações do evento e a ansiedade que se encontrava a comissão organizadora, que buscava transformar a feira em um sucesso sem precedente.

De acordo com o jornal A Cidade, de 02 de agosto de 1984, “(...) o objetivo da Administração Municipal e do PRODEICA, com essa importante promoção que deverá ser uma das maiores do Estado, é justamente promover o comércio e a indústria catanduvense, mostrando a milhares de visitantes o que a comunidade produz naqueles setores”.

Noite de lançamento

Oficialmente, a FECIC foi lançada em coquetel realizado no Clube de Tênis, no dia 06 de julho de 1984, com início às 19h.

O evento, patrocinado pela Coca-Cola, contou com a presença do prefeito municipal José Alfredo Luiz Jorge e dos vereadores Agnaldo Moreira, Abimael Carana e Irineu Palombo, além da presença de mais de cem empresários ligados à indústria e ao comércio.

No coquetel, fizeram uso da palavra Daniel Palmeira de Lima, presidente da Comissão Organizadora da mostra; prefeito municipal José Alfredo Luiz Jorge e o Sr. Mauro Mendes Garcia, presidente do Comércio Varejista, todos esclarecendo e destacando os objetivos da promoção.

Nesta noite, mais de 20 stands foram comercializados, mostrando grande interesse por parte de investidores na feira. No total, 56 stands foram colocados à venda e antes do coquetel de inauguração, 20 deles já tinham sido vendidos.

Foi instalado também, na Praça da República, um showroom com todos os participantes, tendo em vista transmitir catanduvenses e visitantes a ideia do que seria a I FECIC, local onde, posteriormente, foi comercializado os ingressos para os espetáculos artísticos.

Abertura

A abertura da I FECIC, realizado no dia 1º de setembro de 1984 começou cedo. Logo pelas 09:00 horas, um desfile de carros alegóricos circulou pelas principais ruas do centro e de bairros da cidade composto por carros alegóricos das empresas que iriam participar da grande mostra.

A abertura oficial do evento, realizada no Recinto de Exposições, se deu às 19h, com a presença do prefeito municipal de Catanduva, bem como outras autoridades municipais, representantes de entidades de classe, vereadores e prefeitos de toda a região.

Estava, inicialmente, prevista a vinda do vice-governador Orestes Quércia para a inauguração da feira, mas em virtude de compromissos já assumidos anteriormente, não pôde comparecer.

A primeira atração artística apresentada ocorreu às 21:30 horas, quando houve o show de Jane e Herondy, que por sinal, foi muito aplaudida e festejada pelo público presente.

Durante a festa, o público pode contar com a presença dos seguintes artistas: dia 02, Chitãozinho e Xororó; dia 03, Festival de Violeiros; dia 04, show com o rei do samba, Luis Ayrão; dia 05, show artístico com o comediante, jurado e cantor Sérgio Malandro; dia 06, show com Barros de Alencar e toda sua equipe de TV: barretes, calouros, Vassourinha, Marquito, Maica Jeca e muitos outros; dia 07, show com Sérgio Reis; dia 08, show com o galã da televisão brasileira Wagner Montes; e dia 09, show de encerramento com o Trio Los Angeles.

Resultados

Após a realização da I FECIC, todos os resultados esperados foram totalmente positivos, já deixando no ar a continuidade do evento por longos anos.

Isso pode ser observado, por exemplo, em notícia do jornal A Cidade, de 11 de setembro de 1984, que traz a seguinte matéria, intitulada “FECIC encerrada com êxito total”: “Encerrou-se domingo, com o comparecimento realmente expressivo de pessoas, a I FECIC, que alcançou êxito total, durante sua realização, tanto em termos de público, como no que diz respeito à promoção da nossa indústria e comércio, atingindo, pois, plenamente os seus objetivos. A Feira, funcionando sob uma organização perfeita, transcorreu normalmente, agradando plenamente por suas atrações, particularmente na parte artística, muito bem elaborada, que carreou o público realmente espetacular aos espetáculos. Os esforços da Comissão Organizadora, presidida pelo jovem Daniel Palmeira de Lima, com o apoio do prefeito José Alfredo Luiz Jorge e da Associação Comercial e Sindicato do Comércio Varejista, foram plenamente recompensados e Catanduva ganha condições para consolidar essa importante feira”.

No mesmo sentido, em uma de suas últimas reuniões, a Câmara Municipal de Catanduva aprovou o seguinte requerimento do vereador Antonio Julio Bueno: “Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Catanduva. É sabido o êxito obtido pela I FECIC. Requeiro, pois, ouvido o Douto Plenário, seja constatado em ata, as mais profundas congratulações aos organizadores, participantes e a todos os que, de maneira direta ou indireta, contribuíram para tão grande êxito, dando-lhes através da imprensa escrita local, conhecimento da deliberação desta Câmara Municipal de Catanduva. Sala das sessões, 11 de setembro de 1984.”

Fontes:

- Jornal A Cidade, de 19 de junho de 1984.

- Jornal A Cidade, dos dias 06 e 08 de julho de 1984.

- Jornal A Cidade, de 02 e 11 de setembro de 1984.

- Material pesquisado no acervo do Centro Cultural e Histórico Padre Albino.

Fotos:

Foto de carros sendo expostos na I FECIC, no ano de 1984. “O objetivo da Administração Municipal e do PRODEICA, com essa importante promoção que deverá ser uma das maiores do Estado, é justamente promover o comércio e a indústria catanduvense, mostrando a milhares de visitantes o que a comunidade produz naqueles setores”, trazia jornais da época

Noite de lançamento da I FECIC, realizada no Clube de Tênis, em 06 de julho de 1984. O evento contou com a presença do prefeito municipal José Alfredo Luiz Jorge (falando ao microfone) e uma série de autoridades locais, além de grande quantidade de empresários

A feira atraiu grande quantidade de público, que além de poderem conhecer uma série de produtos produzidos em Catanduva e região, passavam ótimas horas de lazer, contando com o parque de diversões e as atrações artísticas

Cantor Sérgio Reis foi uma das atrações artísticas da I FECIC. Nesta foto, se apresentando no palco montado no Parque de Exposições Permanente João Zancaner, no 7º dia do evento

Autor

Thiago Baccanelli
Professor de História e colunista de O Regional.