Homem-Aranha: Sem Volta para Casa – Versão Estendida

Menos de um ano após seu lançamento, a Sony volta com Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa – Versão Estendida, em exibição no CineX. O filme começa no momento em que Peter Parker (Tom Holland) tem sua identidade secreta revelada, deixando o jovem estudante, familiares e amigos em perigo, além de alvo de seu maior hater, o jornalista J. Jonah Jameson (J. K. Simmons). Peter pede ajuda ao Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch), numa tentativa desesperada de reverter a situação.

Apesar do perigo que a manobra poderia trazer para a realidade, Stephen Strange realiza um “feitiço”, “apagando” da memória do mundo a verdadeira identidade secreta do Homem-Aranha, mas com consequências que Peter não esperava. Pior, o evento rompe as barreiras entre os mundos paralelos que compõem o multiverso, as infinitas versões da Marvel – uma metáfora que “explica” as mudanças de atores e tramas, no cinema, situação antecipada na animação Homem-Aranha no Aranhaverso (2018), com o jovem Aranha Miles Morales, latino e negro, às voltas com diversas versões do herói aracnídeo.

Na versão estendida, o Homem-Aranha enfrenta vilões como Duende Verde (Willen Dafoe, do primeiro filme de Sam Raimi), Electro (Jamie Foxx, de O Espetacular Homem-Aranha 2 – A Ameaça de Electro), Homem de Areia (Thomas Haden Church, de Homem-Aranha 3), Lagarto (Rhys Ifans, de O Espetacular Homem-Aranha) e, como se fosse pouco, o Dr. Octopus (Alfred Molina, de Homem-Aranha 2), entre outros personagens, vilões ou não. O feitiço se volta contra o feiticeiro, quando o Aranha e o Dr. Estranho se enfrentam: Peter, movido pelo idealismo, tenta evitar a morte dos vilões de outros universos, o que pode colocar em perigo o multiverso. O destaque, porém, é o inusitado encontro entre os três Aranhas: Tobey Maguire, Andrew Garfield e o atual, Tom Holland, que se unem para salvar a situação.

O que há de novo com o filme do ano passado? Onze minutos a mais, além de dois pós-créditos. Uma das novas cenas é o interrogatório do Departamento de Controle de Danos, com destaque para a Tia May (Marisa Tomei). Algo que havia permanecido “por trás das câmeras” foi a participação do irmão de Tom, Harry Holland, que faz um ladrão detido pelo Aranha. J. Jonah Jameson tem mais espaço, assim como a volta às aulas de Parker. Betty Brant (Angourie Rice), a primeira namorada de Peter, mostra seu talento como jornalista e novas cenas curtas com vilões foram adicionadas: uma delas é a passagem da “gangue do Scooby” pelo Sanctum Sanctorum.

Alguns segredos da “base” do mago são revelados, como uma versão em miniatura do Sanctum e de Stephen. Mais cenas dos três Aranhas interagindo foram adicionadas. Não apenas as fictícias, mas “reais” também. O filme se inicia com uma reunião entre Tom, Tobey e Andrew, onde os três atores agradecem aos fãs pelo apoio ao filme. E insinuam novos encontros. 

Autor

Sid Castro
É escritor e colunista de O Regional.