Hellboy e o Homem Torto

Em exibição no CineX, Hellboy e o Homem Torto é a quarta adaptação do poderoso anti-herói da Dark Horse, editora que tenta furar a barreira da dupla dominante formadaanti-herói da Dark Horse, editora que tenta furar a barreira da dupla dominante formada pela Marvel e DC. Ao contrário dos filmes anteriores que apostaram em filmes apocalípticos, o novo filme é quase que um “filme menor”, um conto de terror, adaptado diretamente de Hellboy: The Crooked Man, escrito pelo criador Mike Mignola, mas desenhado, dessa vez, pelo artista Richard Corben, conhecido por seu estilo sombrio e detalhista. No Brasil, a HQ foi publicada em História Curtas do Hellboy, da Panini.

Os filmes anteriores de Hellboy foram Hellboy (2004) e Hellboy II – O Exército Dourado (2008). Ambos foram dirigidos por Guillermo del Toro, que praticamente o transformou num super-herói, o que não foi muito do agrado de Mignola. Em 2019, um reboot tentou, sem muito sucesso, reiniciar a franquia.  

O novo filme foi dirigido por Brian Taylor (Ghost Rider: Espírito de Vingança e Crank), cujo estilo visual dinâmico e abordagem ousada, foge do que já foi feito e aproxima mais do traço bizarro do personagem.

Quem assume os traços do demônio vermelho é Jack Kesy (Deadpool 2.). Lembrando que Hellboy (literalmente, o “garoto do inferno”) foi um experimento fracassado dos nazistas na Segunda Guerra, que tentavam um contato com o Inferno, mas trouxeram o insólito diabinho, que acabou sendo resgatado e criado por um comando aliado especializado em assuntos paranormais. A trama é ambientada na década de 1950, no que também difere das outras produções. Aliás, esse filme não perde tempo recontando a origem de Hellboy, que conta tudo em alguns diálogos ao longo do roteiro.

Hellboy e agentes de campo do Bureau de Defesa e Pesquisas Paranormais transportam uma criatura sobrenatural em um trem que atravessa uma região remota das Montanhas Apalaches. A criatura foge, no entanto, e Hellboy e a agente Bobbie Jo Song (Adeline Rudolph) enfrentam bruxas, fantasmas e o sinistro demônio conhecido como O Homem Torto, enviado à Terra para coletar almas para o diabo. Durante a investigação, Hellboy confronta segredos enterrados de seu próprio passado.

O criador de Hellboy, Mike Mignola, ajudou no roteiro do filme, garantindo que a adaptação fosse fiel ao espírito dos quadrinhos. Por isso mesmo, diferente das adaptações anteriores, este filme adota um tom mais sombrio e assustador, refletindo as raízes de terror nas HQs. Com um orçamento menor, a produção optou por um estilo de terror mais pé no chão, evitando grandes efeitos especiais em favor de uma atmosfera mais tensa e claustrofóbica. Abundam cenas com criaturas bizarras, porões assustadores e igrejas em ruínas, além de vários personagens incomuns.

Outros filmes entrando em cartaz no CineX: o terror Não Fale o Mal, a animação Robô Selvagem e o drama Meu Amigo Pinguim. Continuam o terrir Os Fantasmas Ainda se Divertem e o terror Longlegs, além da animação Pets Em Ação.   

Autor

Sid Castro
É escritor e colunista de O Regional.