Guardiões da Galáxia Vol. 3: último filme de James Gunn na Marvel

Guardiões da Galáxia Vol. 3 foi lançado no CineX, de Catanduva, nesta semana, com direção de James Gunn, do Vol. 1 (2014) e Vol.2 (2017). Após a produção do segundo filme, Gunn foi demitido da Marvel devido a tweets polêmicos escritos anos antes. No entanto, não ficou desempregado muito tempo. A DC o contratou e ele fez o remake de Esquadrão Suicida e a série do Pacificador. Percebendo o erro que cometeu, a Marvel tratou de chamá-lo para concluir a trilogia. Mas é a última vez dele na Marvel, pois Gunn já assinou com a DC em definitivo. Ele é a nova visão criativa por trás da DC, e na verdade, é melhor para ambos os estúdios que ele tenha sucesso.

Como indica a escolha do marcador “vol”, a série destaca-se pela trilha sonora, com hits dos anos 70 em diante. A versão de Creep, do Radiohead, estabelece o Vol. 3 como filme de despedida, além de bandas como Heart, Alice Cooper, Flaming Lips, e Earth, Wind and Fire.

Se o primeiro filme tinha foco na mãe de Peter Quill (Chris Pratt); o segundo, na figura do pai, o planeta-vivo Ego (Kurt Russell); o terceiro, foca na origem obscura do guaxinim Rocket (com voz original de Bradley Cooper). Um ataque ao QG dos guardiões atinge Rocket, que fica entre a vida e a morte. Seus amigos descobrem que ele é resultado das experiências do Alto Evolucionário (Chukwudi Iwuji), vilão que veio direto dos gibis do Thor. Ele faz experimentos com animais, e procura criar uma sociedade perfeita manipulando mundos que são destruídos se não atingem a perfeição almejada. Seu objetivo é atingir o ápice evolucionário.

Os Guardiões o enfrentam para salvar Rocket, liderados pelo Senhor das Estrelas Peter Quill, ainda em luto desde a morte de Gamora (Zoë Saldaña). Ela ressurge numa versão ligada a Thanos, e não se lembra de seu passado e relação com Peter, mas mantém a rivalidade com a irmã azul, a durona Nebulosa (Karen Gillan). Já o grandalhão não muito esperto, Drax (Dave Bautista) e Mantis (Pom Klementieff) continuam seu relacionamento sem noção. Também Groot, a árvore viva, (dublado por Vin Diesel: “I am Groot”) faz o que pode para salvar o amigo Rocket. Também volta Kraglin (Sean Gunn), novo membro da equipe, assim como a cachorrinha Cosmo. Um dos novos personagens é Adam Warlock (Will Pouter), vindo das HQs, dotado de grandes poderes e que deverá ter grande destaque em futuros filmes.  

Guardiões mantém o estilo colorido de gibi e neon dos anteriores, abrindo caminho para a nova formação dos GG. Gunn deixou várias pontas soltas que acontecerão com ele na concorrência. Tem duas cenas pós-créditos.

O próximo filme da Marvel a ser lançado este ano é The Marvels. James Gunn está trabalhando em Superman: Legacy, que abre o novo Universo DC em 2025.

Autor

Sid Castro
É escritor e colunista de O Regional.