Grêmio bate o Corinthians por 2 X 1

Uma das coisas que todo o catanduvense gosta, assim como todo o bom brasileiro, é relembrar partidas e campeonatos de futebol. E melhor ainda é lembrar um jogo que envolveu o Grêmio Esportivo Catanduvense e o Corinthians Paulista, realizado em 09 de abril de 1989, em jogo que finalizava o primeiro turno do Campeonato Paulista da 1ª Divisão. E mais: Roberto Cearense já era o quarto artilheiro do Campeonato paulista com quatro gols (o artilheiro naquele momento era o Edu, do Palmeiras).

Mesmo sem apresentar o grande futebol que vinha exibindo, a equipe de aspirantes do Grêmio Esportivo Catanduvense venceu mais uma partida, com um resultado de 2 X 1 contra o Corinthians e continuava firme em busca das primeiras colocações.

O sol, bastante forte, atrapalhou o rendimento de ambas as equipes, que não conseguiram manter um padrão de jogo durante a partida.

Apreensão

O técnico Ênio Andrade, antes do jogo, como o técnico Antônio Leone estava despreocupado. “O time do Corinthians continua forte”, acentuou o treinador.

No entanto, o ar de tranquilidade no banco corintiano se desfez quando o árbitro José de Assis Aragão deu início à partida. O time de Catanduva encurralou o adversário no campo de defesa, até fazer o gol, em um lance de sorte e oportunismo. Marcelo foi afastar a bola da área, mas esta bateu em Mirandinha e sobrou para Roberto Cearense, completamente livre de marcação. Mostrando experiência e tranquilidade, o atacante driblou o goleiro Ronaldo antes de finalizar.

Após o primeiro gol do Grêmio, o Corinthians deu sinal de vida e passou a ser superior em campo. Até 30 minutos, o goleiro Raul havia evitado quatro gols certos do adversário, se consagrando como o melhor jogador do primeiro tempo. Pouco depois, o time da Capital voltou a perder o ritmo de jogo e terminou o primeiro tempo sem agradar os torcedores.

Segundo tempo

No segundo tempo, como não poderia deixar de ser, o Corinthians voltou com força e com uma modificação: saiu Vagner e entrou Paulo César no meio campo para aumentar os jogadores de ataque. Aos 24 minutos, a pressão deu resultado: Mauro cruzou da esquerda, Viola ajeitou a bola com a mão e chutou forte no canto esquerdo de Raul, empatando a partida. Os jogadores do Catanduvense protestaram muito – principalmente Raul – e conseguiram apenas alguns cartões amarelos.

O time corintiano ainda comemorava o gol quando o Grêmio novamente passou a frente como marcador e definiu o resultado. Mirandinha bateu escanteio da esquerda e toda a defesa do Corinthians falhou, deixando com que o meio campista Agnaldo subisse livre no segundo pau e colocasse o seu time em vantagem. Daí em diante, o jogo de futebol se tornou uma verdadeira pelada, com um time desastroso (Corinthians), tentando atacar de forma desordenada e o outro precavido (Grêmio), que colocava a bola de qualquer maneira e gastava os últimos minutos.

Nos descontos, Viola recebeu um lançamento a direita e conseguiu chutar a bola para dentro das redes. O árbitro não validou o gol, alegando impedimento do atacante.

Os jogadores do Corinthians, no final da partida, reclamaram do gramado do estádio “Sílvio Salles”. Do lado do Grêmio, muita alegria. “Estou emocionado”, comentou Leone.

Ficha Técnica

Catanduvense: Raul, Ijuí, Paulo Sérgio, Pedro Paulo, Flavinho, Mastrillo, Agnaldo, Cabé, Marcinho, Roberto Cearense e Mirandinha. Técnico: Antônio Leone.

Corinthians: Ronaldo, Giba, Marcelo, Damo, Dida, Wagner, Ribamar, Wilson Mano, Paulinho Gaúcho, Viola e Mauro. Técnico: Enio Andrade.

Gols: Roberto Cearense (Grêmio), aos 14 minutos do 1º tempo; Viola (Corinthians), aos 24 minutos do 2º tempo; e Agnaldo (Grêmio), aos 27 minutos do 2º tempo.

Renda: NCz$ 21.176,00, com um total de 10.588 pagantes.

Local: Estádio Sílvio Salles, em Catanduva – SP.

Juiz: José de Assis Aragão.

 

Fonte de Pesquisa:

- Jornal Opinião, de 11 de abril de 1989.

- Material pesquisado no acervo do Centro Cultural e Histórico Padre Albino.

Fotos:

Time do Grêmio Esportivo Catanduvense postado no Estádio Sílvio Salles da Vila Soto, quando da realização do jogo pelo Campeonato Paulista da 1ª Divisão contra o Corinthians Paulista, em 09 de abril de 1989. Estão de pé e da esquerda para a direita: Raul, Ijuí, Pedro Paulo, Mastrilo, Paulo Sérgio, Flávio e o presidente João Alberto Caparroz. Agachados: Marcinho, Agnaldo, Roberto Cearense, Cabé, Mirandinha e Limpa Trilho

O antigo Estádio Municipal Sílvio Salles, onde o Grêmio subiu para a elite do futebol paulista, em 1988, onde hoje funciona o Garden Catanduva Shopping

Ênio Andrade era o técnico do Corinthians quando este veio à Catanduva jogar com o Grêmio Esportivo Catanduvense, em 1989. Ênio foi técnico em vários times do Brasil, como Internacional, Grêmio, Corinthians, Palmeiras, entre outros. Faleceu em 1997, com 68 anos de idade, vítima de complicações pulmonares

Viola foi o responsável pelo único gol do Corinthians contra o Grêmio, em 09 de abril de 1989, marcando aos 24 minutos do 2º tempo

Autor

Thiago Baccanelli
Professor de História e colunista de O Regional.